Dário Moreira de Castro Alves (1927 - 2010)

public profile

View Dário Moreira de Castro Alves's complete profile:

  • See if you are related to Dário Moreira de Castro Alves
  • Request to view Dário Moreira de Castro Alves' family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Fortaleza, Ceará, Brazil
Death: Died in Fortaleza, Ceará, Brazil
Cause of death: insuficiência cardíaca
Occupation: Diplomata, Escritor, Conferencista e Jornalista
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Dário Moreira de Castro Alves

Em 1949 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na PUC do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano ingressou por concurso no Serviço Diplomático Brasileiro, tendo exercido postos em Buenos Aires, Nações Unidas (Nova Iorque), Moscou, Roma; de 1979 a 1983 exerceu as funções de Embaixador em Lisboa; de 1983 a 1989 como Embaixador na Organização dos Estados Americanos em Washington; em 1984 foi Presidente do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos; em 1990 aposentou-se na Cidade do Porto, Portugal, com categoria de Embaixador.

Em Brasília foi Chefe do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, Chefe de Administração do Ministério das Relações Exteriores, Secretário Geral e Ministro Interino das Relações Exteriores.

Foi agraciado com cerca de 30 condecorações honoríficas do Brasil e de vários países.

Foi Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará; Acadêmico de Mérito da Academia Portuguesa de História; Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Lingua Portuguesa, em Lisboa; Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Internacional de Lisboa.

Era conferencista e jornalista. Na área de letras escreveu Era Lisboa e Chovia; Era Tormes e Amanhecia - dicionário gastronômico baseado na obra de Eça de Queiroz; e Era Porto e Entardecia - dicionário de enologia da obra de Eça de Queiroz, além de Luso-Brasilidades nos 500 anos, todos publicados no Brasil e em Portugal. Concluiu recentemente a tradução em verso, de russo para português, da obra Eugênio Onegin, de Aleksandr Pushkin.

Fonte: (http://www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_castroalves.html)

view all

Dário Moreira de Castro Alves's Timeline

1927
December 14, 1927
Fortaleza, Ceará, Brazil
1962
1962
Age 34
2010
June 6, 2010
Age 82
Fortaleza, Ceará, Brazil
????