Aécio Neves

public profile

Is your surname Neves da Cunha?

Research the Neves da Cunha family

Aécio Neves's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Aécio Neves da Cunha

Birthdate: (54)
Birthplace: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Son of Aécio Ferreira da Cunha and <private> Tolentino Neves
Husband of <private> Falcão da Costa Leite
Father of <private> Falcão da Costa Leite Neves Cunha
Brother of <private> Neves da Cunha and <private> Neves da Cunha

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all 14

Immediate Family

    • <private> Falcão da Costa Leite
      spouse
    • <private> Falcão da Costa Leite Neves Cunha
      child
    • <private> Tolentino Neves
      parent
    • <private> Neves da Cunha
      sibling
    • <private> Neves da Cunha
      sibling
    • <private> Bastos
      step-parent
    • <private> de Faria
      step-sibling
    • <private> de Faria
      step-sibling
    • <private> de Faria
      step-sibling
    • <private> de Andrade Faria
      step-sibling

About Aécio Neves da Cunha

Aécio Neves da Cunha (Belo Horizonte, 10 de março de 1960) é um economista e político brasileiro. Foi deputado federal pelo estado de Minas Gerais e presidente da Câmara Federal do Brasil no biênio 2001-2002.

Em 2002, Aécio foi eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno. Foi reeleito, em 2006, também no primeiro turno, com 77,27% dos votos válidos. Com a reeleição, Aécio Neves em 2008 tornou-se o segundo governador a permanecer mais tempo no Palácio da Liberdade, só sendo superado por Benedito Valadares. Em 31 de março de 2010 Aécio Neves renunciou ao cargo de Governador para poder concorrer ao Senado Federal, sendo eleito em 3 de outubro do mesmo ano.

É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou na campanha de seu avô, Tancredo Neves, eleito governador de Minas em 1982. Quando o avô assumiu o cargo, convidou Aécio, então com 21 anos, para ser seu secretário particular. Em 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil de forma indireta, mas morreu, em 21 de abril, antes de tomar posse. Nessa época Aécio Neves foi nomeado presidente da Comissão do Ano Internacional da Juventude do Ministério da Justiça, liderando uma comitiva de 130 pessoas que foram a Moscou participar do 12º Encontro Mundial da Juventude e dos Estudantes. No período, foi também diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal.

Representou Minas Gerais na Câmara dos Deputados por quatro mandatos. No primeiro quadriênio (1987-1991) participou da Assembleia Nacional Constituinte, na qual foi vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher e propôs a emenda que instituiu o direito de voto aos dezesseis anos. No segundo mandato (1991-1995), votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo. Concorreu às eleições para prefeito de Belo Horizonte em 1992, mas o eleito foi Patrus Ananias. Em 1995, já no seu terceiro mandato (1994-1998) como deputado federal, foi eleito Presidente do PSDB mineiro. Em 1997, torna-se líder do partido na Câmara. Nas eleições de 1998, segundo o TSE, foi o deputado do PSDB mais votado no país.

Em fevereiro de 2001, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com mais votos que a soma de todos os outros candidatos. Em 23 de junho daquele ano assumiu, interinamente, o cargo de presidente da Câmara.

Aécio Neves veio de uma família de políticos tradicionais mineiros. Seu avô materno, Tancredo Neves, foi governador de Minas Gerais e presidente eleito do Brasil por via indireta (colégio eleitoral), tendo morrido antes de assumir o cargo. Do lado paterno, tanto seu avô Tristão Ferreira da Cunha quanto seu pai, Aécio Cunha, foram deputados federais.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9cio_Neves)

view all

Aécio Neves's Timeline

1960
March 10, 1960
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
????