Albino César (Vicente) (1916 - 1944)

‹ Back to (Vicente) surname

Is your surname (Vicente)?

Research the (Vicente) family

Albino César (Vicente)'s Geni Profile

Records for Albino César (Vicente)

293,134 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in Monte Castello, Bologna, Italy
Managed by: Carina Teixeira Thibiéroz
Last Updated:

About Albino César (Vicente)

"Albino César, o pracinha morto em Monte Castelo, tem uma história simples e comovedora. É a vida laboriosa de uma criatura de ânimo jovial e comunicativo, prematuramente ceifada pela hediondez da guerra, sacrificada em holocausto à Pátria e ao ideal democrático.

O patrono da Escola Estadual Albino César nasceu em uma família de imigrantes portugueses, gente modesta mas de grande espírito de luta e amor ao trabalho.

Os pais de Albino César, Antonio Manoel Vicente e Perpétua dos Anjos Vicente, eram originários da província portuguesa de Traz os Montes e vieram de Carviçais para o Brasil em 1913. Traziam consigo dois filhos, Antônio Reis Vicente e José Francisco Vicente. No Brasil, tiveram a prole aumentada com o nascimento de Augusto Vicente e Albino César que por um lapso inexplicável deixou de receber o sobrenome familiar.

Albino César nasceu a 10 de Dezembro de 1916, na casa nr.158 da Rua Canindé, nesta Capital. Sua infância foi como a de tantos outros meninos de seu tempo, decorrida entre os estudos do curso primário, os folguedos infantis e o pequeno auxílio que prestava aos pais, vendedores de leite.

Albino César , cuja família muda-se em 1919 para o bairro de Tucuruvi, onde adquirira um terreno na Vila Ladário sito à Rua Borges, viveu sempre nesse bairro. Freqüentou o Grupo Escolar de Tucuruvi, onde se diplomou em 1929. Começou a trabalhar a trabalhar como auxiliar de padaria. Moço ativo e trabalhador, mas sem possibilidades de estudar, dadas as dificuldades da época, aprendeu o ofício de carpinteiro e foi então admitido como empregado nas oficinas da Light. Foi convocado para fazer parte da Força Expedicionária Brasileira ainda quando pertencia ao quadro de funcionários da Light.

Em 23 de fevereiro de 1943, Albino César é convocado para a FEB e depois de um estágio de quatro meses em São Vicente é enviado a Caçapava-SP, onde se integra no 6º RI. A experiência militar que possuía provinha de sua estada no 5º RI de Quitaúna, onde se via em 1937 e a decorrente do conhecimento adquirido quando tomara parte das manobras do Vale do Paraíba em 1939. A 09 de Agosto de 1943, a Portaria Ministerial nº47/44, estabelece as normas gerais de estruturação da 1ª DIE e entre os elementos constitutivos da infantaria aparece o 6º RI de Caçapava-SP. Albino César faria, portanto, parte da primeira plêiade de brasileiros que pisaria o solo italiano, em defesa da Pátria.

Albino César desempenhava as funções de "esclarecedor". Estava entre os soldados da vanguarda que verificavam as possibilidades das investidas. O pracinha partiu e não voltou, foi a imolação de um brasileiro para a salvação de muitos outros.

As homenagens a Albino César sucediam-se: Inaugurava-se uma Rua com seu nome, promovia-se desfile em sua memória, mas tudo que se fazia parecia muito pouco para consolar os velhos pais, profundamente abatidos pela morte do filho bem-amado. A par das homenagens póstumas, nenhuma compensação material, nem mesmo uma pensão receberam eles, mas isto também pouco representaria, pois sentia-se que havia necessidade de algo mais expressivo que perpetuasse o nome do herói morto. E isso aconteceu no dia 07/07/1952, quando o Governo do Estado de São Paulo promulgou a Lei que dava ao Ginásio Estadual Tucuruvi, criado em 06/07/1951, o nome do Ginásio Estadual Albino César, e tão significativo ato foi o maior consolo que poderia receber sua mãe, Dna. Perpétua dos Anjos Vicente, poucos dias antes de sua morte."

http://www.cfh.ufsc.br/feb/galeria/albino.htm

view all

Albino César (Vicente)'s Timeline

1916
December 10, 1916
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1944
November 24, 1944
Age 27
Monte Castello, Bologna, Italy