Aleixo de Menezes

Is your surname de Menezes?

Research the de Menezes family

Aleixo de Menezes's Geni Profile

Records for Aleixo de Menezes

70,430 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

àcerca (Português)

Dom Aleixo de Meneses (m. em 7 de fevereiro de 1569) foi o terceiro filho de D. Pedro de Meneses, primeiro conde de Cantanhede, e de sua segunda mulher, D. Beatriz de Melo, filha do chanceler-mor Rui Gomes de Alvarenga. Celebrizou-se como o aio de D. Sebastião de Portugal.

Muito novo estreou-se na carreira de armas assistindo com o seu tio D.João de Meneses à tomada de Azamor, em 1513. Passando ao Oriente com o governador Lopo Soares de Albergaria, foi encarregado do comando, como Capitão de uma esquadra de oito navios, com a qual percorreu as costas da Arábia, entrou em combate em Jedá e na tomada de Zeila, e pouco depois defendeu Malaca contra o rei de Bintão.

Foi almirante da Armada que no Mar Roxo foi buscar ao soldão de Babilônia e se coroou com triunfos já na conquista de Zeila na costa da Etiópia, já obrigando o rei de Bintao a levantar o cerco de Malaca, tomando-lhe para testemunha da victoria o Forte de Muar guarnecido de 60 peças, já no socorro de Coulâo, reduzido ao último perigo.

Foi casado duas vezes. A primeira, com D. Joana de Meneses, sua sobrinha, filha de D. Henrique de Noronha, nascendo uma filha: D. Luísa de Meneses, que se casou com D. Pedro de Meneses, oitavo senhor de Cantanhede; morreu sem filhos, de parto.

Desejando D. João III que "se eternizasse a memória de D. Aleixo na posteridade, ficando reproduzido na sua descendência, lhe ordenou que passaesse a segundas bodas, quando contava 75 anos de idade". Casou assim com D. Luísa de Noronha, filha de D. Álvaro de Noronha, de quem teve numerosa sucessão:

D. Luís de Meneses, morto aos 23 anos na batalha de Alcácer Quibir;

D. Álvaro de Meneses, pagem da campaninha do Rei D. Sebastião, casado com D. Violante de Távora, filha de D. Vasco de Gama, conde da Vidigueira;

D. Pedro de Meneses, da religião dos Eremitas de Santo Agostinho, ver abaixo seu nome religioso: Frei Aleixo de Meneses;

D. Beatriz, morta na infância;

D. Mécia, casada com D. Luís Coutinho, quarto conde do Redondo.

mais, in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleixo_de_Meneses_(aio)