Ana Benvinda Bueno, a Emancipadora

Is your surname Bueno?

Research the Bueno family

Ana Benvinda Bueno, a Emancipadora's Geni Profile

Records for Ana Benvinda Bueno

324,873 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About Ana Benvinda Bueno, a Emancipadora

O coração da mulher santista, é preciso que se diga, foi o primeiro a gritar, não apenas em Santos mas no Brasil, a declaração de guerra ao escravismo e o início da fase de ação, proclamando, com o seu exemplo, a necessidade da luta pela extinção do bárbaro e retrógrado regime social.

Naquele mesmo ano de 1870, outra santista fundava em São Paulo a primeira sociedade libertadora, uma sociedade feminina, destinada a promover alforrias de cativos; era D. Ana Benvinda Bueno de Andrada, esposa do Conselheiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada, o santista que por acaso nascera em Mussidan, na França; filha de Antonio Manoel da Silva Bueno, homem ilustre, natural de Santos que tivera assento nas Cortes Constituintes de Lisboa, em 1821, e que se refugiara na Inglaterra com os demais deputados brasileiros, cuja assinatura fora negada à ignominiosa Constituição dos portugueses.

Dona Ana Benvinda Bueno de Andrada foi a fundadora e primeira presidenta da A Emancipadora, sociedade especializada em "libertação de escravas moças", e um dos cobradores das mensalidades sociais foi seu filho, o então menino e depois eminente político republicano, Dr. Bueno de Andrada.

Fonte: (http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0222d.htm)

Genealogia Paulistana Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919) Volume I - Pág. 418 a 460 Tit. Buenos da Ribeira (Parte 1) Pag. 457

7-1 Anna Bemvinda Bueno de Andrada, que vive em Santos no estado de viúva do conselheiro doutor Martim Francisco Ribeiro de Andrada (1), que foi vulto preeminente no partido liberal em S. Paulo, e ocupou o cargo de deputado geral em muitas 28/11/13 Genealogia Paulistana Título Buenos da Ribeira Parte 1 www.arvore.net.br/Paulistana/Buenos_1.htm 29/32 legislaturas; foi lente catedrático na faculdade de direito de S. Paulo; faleceu em 1886, e foi f.º do conselheiro coronel Martim Francisco Ribeiro de Andrada, nascido em 1774 em Santos, e de Gabriella Frederica de Andrada, n. p. do coronel Bonifacio José de Andrada e de Maria Barbara da Silva; n. m. do conselheiro José Bonifacio de Andrade e Silva, nascido em 1763 em Santos e de Narciza Emilia Oleary de Andrada; pelo coronel Bonifacio foi bisneto do coronel de ordenanças da praça de Santos, José Ribeiro de Andrada e de Anna da Silva Borges; por Maria Barbara da Silva, bisneta de Gonçalo Fernandes Souto, natural de Portugal, e de Rosa de Viterbo da Silva. Teve de seu consorcio:

view all

Ana Benvinda Bueno, a Emancipadora's Timeline

1852
February 11, 1852
Santos, São Paulo, Brazil
1853
February 11, 1853
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1857
January 22, 1857
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????
????
Santos, São Paulo, Brasil
????
????
Santos, São Paulo, Brasil
????
????