Ana Joaquina do Prado Fonseca, 2ª baronesa de Jundiaí

public profile

Is your surname do Prado Fonseca?

Research the do Prado Fonseca family

Ana Joaquina do Prado Fonseca, 2ª baronesa de Jundiaí's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Ana Joaquina do Prado Fonseca, 2ª baronesa de Jundiaí

Birthdate:
Birthplace: Jundiaí, São Paulo, Brazil
Death: Died in Jundiaí, São Paulo, Brazil
Place of Burial: Jundiaí, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Antônio de Queirós Teles, 1º barão de Jundiaí and Ana Leduína de Morais Jordão, 1ª baronesa de Jundiaí
Wife of José Manuel da Fonseca
Mother of Antonio Leme da Fonseca
Sister of Joaquim Benedito de Queirós Teles, barão de Japi; Antonia Leopoldina de Queirós; Manuel de Queirós Teles; José de Queirós Teles; Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba and 5 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Ana Joaquina do Prado Fonseca, 2ª baronesa de Jundiaí

Ana Joaquina do Prado Fonseca (Jundiaí, ? - 1906) foi a 2ª baronesa de Jundiaí, tendo sido proprietária rural, filha do sargento-mor Antonio de Queiroz Telles, barão de Jundiaí (Jundiaí, 1 de fevereiro de 1789 — Campinas, 11 de outubro de 1870) e da baronesa consorte Ana Leduina de Morais Jordão, sua sobrinha.


Casou-se com o senador Dr.José Manuel da Fonseca (São Paulo, 5 de abril de 1803 - São Paulo, 10 de março de 1871), formado em direito em Coimbra, senador do Império depois de ter sido deputado geral por São Paulo em 1842, tendo sido vice-presidente da Província de São Paulo em 1839 e 1842, filho de Antonio da Fonseca e de Gertrudes Maria de Camargo, já viúvo de Ana Brandina da Silva Prado e importante proprietário de fazendas de café e açucar. Foi seu filho, Antonio Leme da Fonseca (Jundiaí, 1839 - 1897). Foram os quarto-proprietários da Fazenda Monte Serrat, em Itupeva, São Paulo, tendo seu filho herdado a fazenda, sendo seu quinto-proprietário e a ela se dedicado.


Dentre outros, foram seus irmãos, Antonio de Queiroz Telles, conde de Parnaíba, que se casou com Rita Mboy Tibiriçá Piratininga e Joaquim Benedito de Queiroz Telles, barão do Japi, que se casou com sua tia materna, Maria Januária de Moraes Queiroz.


Agraciada com o título de baronesa de Jundiaí, concedido em 7 de maio de 1887 (D.Pedro II).


O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mantem em seu acervo, itens pertencentes à segunda Baronesa de Jundiaí, sendo quadro confeccionado com seus cabelos, com o monograma "BJ", montado em Paris, no século XIX [4], como também porcelana francesa, século XIX, que traz o monograma "AJPF", assim como o Museu Solar do Barão de Jundiaí.


Faleceu no ano de 1906, sendo sepultada no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro, no município de Jundiaí, Estado de São Paulo.

Fonte: Wikipédia

view all

Ana Joaquina do Prado Fonseca, 2ª baronesa de Jundiaí's Timeline

1839
1839
Jundiaí, São Paulo, Brazil
1906
1906
Jundiaí, São Paulo, Brazil
????
Jundiaí, São Paulo, Brazil
????
????
Jundiaí, São Paulo, Brazil