Ana Romana de Aragão Calmon, Condessa de Itapagipe

public profile

Is your surname de Aragão Calmon?

Research the de Aragão Calmon family

Ana Romana de Aragão Calmon, Condessa de Itapagipe's Geni Profile

Records for Ana Romana de Aragão Calmon

24 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About Ana Romana de Aragão Calmon, Condessa de Itapagipe

Ana Romana de Aragão Calmon, primeira baronesa e condessa de Itapajipe (Bahia, 9 de agosto de 1784 – Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1862), foi uma nobre que exerceu diversas funções palacianas, como de dama do paço, de camareira-mor da imperatriz e de dama camarista da princesa imperial do Brasil. Acompanhou a futura D. Maria II de Portugal em sua viagem a Portugal.

Filha de José Góis de Sequeira. Casou-se em 5 de novembro de 1800, na Capela de São Gonçalo do Camoroji, Salvador, com o fidalgo Francisco Xavier da Silva Cabral, conselheiro e desembargador do reino de Portugal.

Foram pais de Francisco Xavier Calmon Cabral da Silva, 2° barão com grandeza de Itapajipe, de Maria Leonor Cabral de Aragão Calmon, casada com João de Campos Navarro de Andrade, primeiro barão de Sande, e de Maria Francisca de Aragão Calmon da Silva Cabral, casada com Nicolau António Nogueira do Vale da Gama, barão e visconde de Nogueira da Gama.

Agraciada com o baronato de criado por decreto de 12 de dezembro de 1825 e com o condado por decreto de 12 de outubro de 1826, ambos de D. Pedro I do Brasil. Título de origem toponímica, tomado a um riacho baiano.

Fonte: WP

view all

Ana Romana de Aragão Calmon, Condessa de Itapagipe's Timeline