André Gonçalves Ribafria, 2.º alcaide-mór de Sintra

public profile

Is your surname Gonçalves Ribafria?

Research the Gonçalves Ribafria family

André Gonçalves Ribafria, 2.º alcaide-mór de Sintra's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

André Gonçalves Ribafria, 2.º alcaide-mór de Sintra

Birthdate:
Birthplace: Sintra, Sintra, Lisbon, Portugal
Death: Died in Ksar el-Kebir, Larache, Tanger-Tétouan, Morocco
Immediate Family:

Son of Gaspar Gonçalves Ribafria and Maria Luís de Sá
Husband of Leonor de Albuquerque e Castro
Father of Gaspar de Albuquerque and Filipa Coutinho
Brother of Antonia de Sá; Jerónimo de Sá and Luís Gonçalves de Ribafria

Managed by: Private User
Last Updated:

About André Gonçalves Ribafria, 2.º alcaide-mór de Sintra

Nascido cerca dos anos de 1540/50 é, talvez, dos senhores desta casa, aquele de quemmenos se sabe.

Por morte do pai sucede não só num juro de 100.000 reis que pertencera ao pai, como também em toda a Casa e Morgado de Ribafria. Além de fidalgo da Casa Real, de Comendador de S. Mamede de Sortes na Ordem de Cristo, de senhor do elevado cargo pação, de Porteiro-Mor de D. Sebastião, foi ainda, como o pai, Alcaide-Mor da Vila e Castelo de Sintra.

Vinha-lhe esta nomeação na sequência da já falada mercê de 19 de Maio de 1559 que o pai, porventura sentindo chegar o fim da vida, alcançara da Raínha D. Catarina para que o filho herdeiro da casa lhe sucedesse igualmente na alcaidaria de Sintra.

Sente-se já por estes tempos perfeitamente consolidada a fortuna dos Ribafrias, apoiada nas duplas e eficazes colunas dos cargos cortesãos e eclesiásticos, exigíveis a qualquer casa de prosápiado tempo.

Nesta linha, brilhante foi igualmente o casamento do 2.º Alcaide-Mor de Sintra e Senhor de Ribafria. Foi sua mulher D. Luísa de Albuquerque, da linhagem daquele soberbo D. Lopo de Albuquerque, 1.º Conde de Penamacor por carta de Maio de 1475, Senhor e Alcaide-mor das villas de Penamacor e Abiul, Camareiro-mor e Guarda-roupa de D. Afonso V (1463), Regedor da Casa do Cível de Lisboa e Embaixador em Roma, morto em 1494. Casara em 1467 com D. Leonor de Noronha, filha do Arcebispo de Lisboa D. Pedro de Noronha, filho dos Condes de Gijón e Noronha, e irmão de D. Pedro de Noronha, progenitor da Casa dos Condes dos Arcos, dos Marqueses de Angeja e Marialva.

Seu sucessor foi D. Garcia de Albuquerque que foi Copeiro-Mor do Rei D. João III e que de sua mulher D. Leonor Perestrelo teve a D. Luís de Albuquerque, que foi também Copeiro-Mor do Reino. Casou com D. Inês de Castro, primogénita do Grande Vice-Rei D. João de Castro, de quem teve a D. João de Castro e Albuquerque, que morreu na batalha de Alcácer Quibir.

D. Garcia de Albuquerque, que morreu em menino.

Luísa de Albuquerque, mulher que foi de André Gonçalves de Ribafria, a cuja geração levou a casa dos Condes de Penamacôr, Copeiros-Mores do Reino.

Há quem afirme ter este cargo, pelo casamento, pertencido a André de Ribafria. Afigura-se-nos impossível esta hipótese já que o natural seria andar este cargo vinculado aos senhores da casa Penamacôr. Herdou-a a mulher, não há dúvida, mas só após a morte do irmão, o dito D. João de Castro e Albuquerque, tombado em Alcácer Quibir onde, no mesmo dia, também passou desta vida a melhor seu cunhado e pseudo-sucessor André de Ribafria. Efectivamente, juntando-se às imponentes hostes que o Rei D. Sebastião arrastou para África, aí viria a morrer combatendo em Agosto de 1578.

view all

André Gonçalves Ribafria, 2.º alcaide-mór de Sintra's Timeline

1530
1530
Sintra, Sintra, Lisbon, Portugal
1560
1560
Age 30
1570
1570
Age 40
1578
August 4, 1578
Age 48
Ksar el-Kebir, Larache, Tanger-Tétouan, Morocco
????