Anna Cândida da Conceição, Baronesa de Resende

Is your surname da Conceição?

Research the da Conceição family

Anna Cândida da Conceição, Baronesa de Resende's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About Anna Cândida da Conceição, Baronesa de Resende

A última baronesa morreu no século 20

Fonte: Memorial de Piraciacba 2000/03, de Cecílio Elias Netto

Baronesa de Rezende, filha de Conceição (Serra Negra), chegou quase aos 100- anos

Foi em 1940, que faleceu, em Piracicaba, a última daquelas que haviam ostentado, no século XIX, o título de baronesa. Entre os vários barões, condes e viscondes que haviam circulado por Piracicaba, a Baronesa de Rezende foi a última a falecer, em sua chácara São Pedro. Anna Cândida da Conceição Rezende, aos 94 anos, deixou uma vida repleta de passagens envolvendo a própria história de Piracicaba, como o fato de ter recepcionado em sua residência o Imperador D. Pedro II (Foto. Ver Nota*) ou de ter acompanhado e participado, de perto, das iniciativas da filha Lydia, que dotara a cidade do Sanatório São Luiz e do Instituto Baronesa de Rezende.

      

Anna Cândida era filha dos Barões de Serra Negra e casara-se com Estevão Ribeiro de Souza Rezende, o Barão de Rezende, filho dos Marqueses de Valença. Além de Lydia, tivera os filhos Estevam Luiz, também já falecido, e Francisca de Rezende Almeida, casada com Américo Brasiliense de Almeida Mello Filho.


À sua morte, uma nota estranha: a família solicitou que não fossem enviadas flores ou coroas.


  • NOTA - Os Barões de Rezende receberam D.Pedro II e comitiva real na residência que ficava onde, atualmente (2007), é terreno de estacionamento da Câmara de Vereadores, a frente voltada para a rua São José. A casa foi sede da Prefeitura Municipal e derrubada para a construção do novo prédio, que ficou inacabado naquela rua. Na foto, fila à direita, de cima para baixo: Conde D´Eu, Princesa Isabel, Angelina Conceição, Maria Conceição e o Barão de Serra Negra, Francisco José de Conceição. Fila à esquerda, de cima para baixo: Barão de Rezende, Governador João Alfredo (que deu nome ao Porto João Alfredo, atualmente Artêmis ou Ártemis), D. Pedro II, Conde Motta Maia, Ana Cândida Conceição Rezende, depois baronesa, título outorgado pelo próprio Imperador.

Fonte:(http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=6066&idContentSection=710)

view all

Anna Cândida da Conceição, Baronesa de Resende's Timeline