Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho (1573 - 1644)

‹ Back to de Almada surname

View Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho's complete profile:

  • See if you are related to Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho
  • Request to view Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho's family tree

Share

Death: Died
Occupation: 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho

Antão de Almada (1573 - 17 de Dezembro de 1644), 7.º conde de Avranches, 10.º senhor dos Lagares d´El-Rei, 5.º senhor de Pombalinho, comendador de dois terços de São Vicente de Vimioso na Ordem de Cristo e senhor de reguengos de Aguiar.

A 13 de Fevereiro de 1597 recebe, de El-Rei D. Filipe I, uma Carta de mercê do Reguengo de Carnaxide que está no termo da Cidade de Lisboa.

Em Portugal é aceite como herói, tido como o grande impulsionador da Restauração da sua independência, foi o principal ou um dos principais "Quarenta Conjurados" ou "conjuradores" da nobreza que deram início a esse golpe de estado. E o seu nome e do seu filho varão constam, com ambas as presenças, no primeiro "Auto do Levantamento e Juramento d' El-Rei Dom João IV" (de fidelidade) realizado no dia 15 de Dezembro de 1640 e assim como no segundo, confirmando o anterior de forma mais solene, em 28 de Janeiro de 1641.

Depois foi designado para desempenhar uma das mais difíceis missões no estrangeiro, como embaixador a Inglaterra para que aceitassem o Reino de Portugal como independente. Conseguindo-o em 29 de Janeiro de 1642. Em Portugal fez parte do Conselho de Estado e da Guerra e teve como missão ser Governador das armas da Estremadura, em 1643, incluindo de Lisboa. Foi deputado à Junta dos Três Estados representando a nobreza.

Como morreu cedo, em Dezembro de 1644, no cerco de Elvas, não viu pelos seus próprios olhos a vitória portuguesa que só aconteceu em 13 de Fevereiro de 1668.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A3o_de_Almada,_7.%C2%BA_conde_de_Avranches)

view all 22

Antão de Almada, 10º senhor dos Lagares d'El-Rei, 5º senhor de Pombalinho's Timeline