António Leme

Is your surname Leme?

Research the Leme family

Records for António Leme

80,365 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

António Leme

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: Died
Immediate Family:

Son of Maerten Lem I - Martim Lems and Leonor Rodrigues
Husband of Catarina de Barros
Father of Antão Leme; Leonor Leme and Martim Leme
Brother of Luís Leme; Rodrigo (Rui) Leme; Catarina Leme; Maria Leme; João Leme and 1 other
Half brother of Maerten Lem II - Martim Leme; Carlos Lems, almirante de França and Willem Lem

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About António Leme

António Leme (* c. 1505 - ?)

Pai: Martim Leme * c. 1485 Mãe: Maria Adão Ferreira * c. 1480

Casamento: Madeira, Funchal com Catarina de Barros * c. 1510

Filhos:

  • Antão Leme casado com N
  • Leonor Leme * c. 1530 casada com André de Aguiar da Camara

(Fonte: GPAUL-vol. II-pg. 180 em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297081) -------------------- António Leme (? - ?)

Pai: Martim Leme Mãe: Leonor Rodrigues

Casamento: N

Filhos:

  1. Martim Leme * c. 1485 casado com Maria Adão Ferreira

(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=293919) -------------------- Cavaleiro flamengo nascido em Fuentes de Maya, na Galiza e criado em Flandres, Belgica. Morador em Bruges, foi para Lisboa, representando os interesses comerciais de seu pai. Seguiu para a África a mandado de seu pai, e muito se distinguiu na tomada de Arzilla e Tanger em 1463; por estes serviços el-rei dom Affonso o legitimou e o fez fidalgo de sua casa, conferindo-lhe o foro de cavalheiro, e mais fez-lhe a mercê de poder usar das armas dos Lems sem diferença, e o mesmo concedeu a seus descendentes de legítimo matrimônio, o que consta da carta de 12 de novembro de 1471 registrada na Torre do Tombo. O brasão de armas dos Lemes é o seguinte: "em campo de ouro, cinco melros de preto, em santor, sem pés nem bicos; por timbre um dos melros do escudo em uma aspa de ouro". Genealogia Paulistana - Vol. 2 - pág. 180 Antonio Leme se estabeleceu em Funchal, Ilha da Madeira, após 1475, local em que iniciou a expansão ultramarina portuguesa nos séculos XV e XVI. A cana de açúcar foi levada para essa ilha por ordem do Infante D.Henrique, seu administrador.Ali, essa cultura se desenvolveu de tal maneira e de boa qualidade, fazendoenriquecer os moradores da terra e os mercadores que para ali iam. E por ter a Ilha boa madeira, naus mais desenvovidas foram feitas, do tipo que não haviam no Reino, cooperando sobremodo para o desenvolvimento do comércio. Antonio Leme fundou a Quinta dos Lemes, na Freguesia de Santo Antonio dos Campos, na Ioha da Madeira, tendo sido várias vezes Vereador de Funchal. No período de 1486 a 1488 vamos encontrar Antonio Leme como “homem bom”‎(categoria definida pelas Ordenações do Reino)‎, isto é, cidadão morador, proprietário, com renda superior a certa quantia estipulada, podendo votar e ser votado Os Lemes chegaram a S.Vicente e assumiram os negócios do Engenho de São Jorge dos Erasmos, considerado pelos estudiosos de economia como uma das primeiras multinacionais do mundo pela mão de Erasmus Schets, um dos homens mais ricos do início do Século XVI. Devido a constantes ataques de corsários e o investimento em outras áreas, a companhia de Schets praticamente abandonara o negócio no Brasil. Braz Esteves, genro de Pedro Leme, então assumiu os negócios do cultivo da cana e produção de açucar que mais tarde foi passado para o seu filho Braz Estves Leme, considerado o "Patriarca da Família Leme em S.Paulo." Descendentes de Braz Esteves Leme se espalharam pelo planalto paulista, Vale do Paraíba e desses lugares para o Sul de Minas.

in: http://www.holtzgen.com/individual.php?pid=I6827&ged=bernadete.ged&tab=1 -------------------- http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:43824

view all

António Leme's Timeline

1445
1445
Portugal
1463
1463
Age 18
Tanger, Tangier, المغرب

Participou da batalha de Arzilla e Tanger em 1463, qdo então O rei Affonso o fez fidalgo conferindo o foro de cavaleiro

1480
1480
Age 35
Funchal, Portugal
1480
Age 35
Funchal, Madeira, Portugal
1526
1526
Age 81
1530
1530
Age 81
????
Brugge, Vlaams Gewest, Bélgica
????