António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva

Is your surname de Menezes?

Research the de Menezes family

António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva

Birthdate:
Birthplace: Cantanhede
Death: Died
Immediate Family:

Son of Pedro de Menezes, 2.º Conde de Cantanhede and Constança de Gusmão
Husband of Catarina Coutinho
Father of Pedro Antonio de Menezes, 2.º Marquês de Marialva, 3.º Conde de Cantanhede; Manoel Coutinho, conde del Redondo; Guiomar de Menezes; Maria Joana Coutinho and Isabel de Menezes
Brother of Rodrigo de Menezes

Managed by: Private User
Last Updated:

About António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva

António Luís de Meneses (13 de Dezembro de 1596 — 16 de Agosto de 1675), 1.º marquês de Marialva e 3.º conde de Cantanhede, foi um fidalgo e militar português, Senhor de Cantanhede, de Marialva, de Medelo e de São Silvestre, do Conselho de Estado e do Conselho de Guerra, Vedor da Fazenda, Ministro Assistente no Despacho, Governador de Setúbal, de Cascais e da Estremadura, Comendador de Santa Maria de Almonda, São Romão de Bornes e São Cosme de Ázere, na Ordem de Cristo.

Foi um dos elementos mais activos para a Restauração da Independência (1640), sendo um dos Quarenta Conjurados, dela tomando parte desde a fase da conspiração, até às negociações do tratado que encerrou a guerra com Castela.

Em 1641, participou na defesa da Beira, formando um terço de infantaria que comandou como Mestre de campo. No Alentejo tomou parte em quase todas as batalhas e escaramuças contra os castelhanos. Em 1644 tomou a vila de Valencia de Alcántara que se manteve portuguesa até 1688. Comandou as tropas portuguesas na batalha de Montes Claros e, juntamente com o conde de Schomberg, infligiu aos espanhóis uma pesada derrota, acabando praticamente com a guerra da Restauração.

Enquanto Governador das Armas da Praça de Cascais, a partir de 1643, respondeu pelas obras de reforço da barra do rio Tejo.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Lu%C3%ADs_de_Meneses,_1.%C2%BA_Marqu%C3%AAs_de_Marialva)

view all

António Luís de Menezes, 1.º Marquês de Marialva's Timeline