Antonia Gonçalves

Is your surname Gonçalves?

Research the Gonçalves family

Antonia Gonçalves's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Antonia Gonçalves

Birthdate:
Birthplace: Sevilla, Andalucía, España
Death: Died in Brazil
Immediate Family:

Wife of Francisco Martins Bonilha
Mother of Tomé Martins Bonilha; Isabel Rodrigues; André Martins Bonilha; Joana de Castilho and Maria Gonçalves Martins

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Antonia Gonçalves

Esta família teve começo em S. Paulo em Francisco Martins Bonilha, natural de Castela, cunhado do general Diogo Flores de Bardez, em cuja armada veio a Santos com sua mulher Antonia Gonçalves, natural de Sevilha, que faleceu em 1616. Esta família tem a sua nobreza provada, como consta doa autos processados no cartório de órfãos de S. Paulo, em que Maria Martins, f.ª natural do capitão João Martins Bonilha § 2.º do Cap. 2.º adiante, provou ser havida antes do casamento de seu pai e antes que ele gozasse da qualidade da nobreza, que datava de pouco tempo antes de 1658; pelo que requeria ser admitida à herança de seu pai com os f.ºs legítimos, e sua pretensão foi julgada favoravelmente por sentença no dito ano de 1658.

Fonte: http://www.arvore.net.br/Paulistana/MBonilhas.htm

ANTONIA GONÇALVES

Inventário e Testamento


Vol 3, fls 160 a 198 Testamento: 1613 Juiz: Bernardo de Quadros Escrivão: Simão Borges Cerqueira Local: Vila de São Paulo, no termo o Caratim na roça e fazenda que ficou por morte e falecimento de André Martins. Inventário: 1616


fls. 160 - TESTAMENTO (...) Aos 12-11-1613 nesta vila de São Paulo nas pousadas de mim tabelião perante mim e das testemunhas que se acharam presentes todo ao diante nomeado apareceu Antonia Gonçalves dona viúva mulher que foi de Francisco Martins que Deus tem e me pedia lhe fizesse esta cédula de testamento: (encomendações pias). Que seu corpo seja enterrado no Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo na sepultura de seu marido. Deixa por testamenteiro seu filho Thomé Martins, (legados pios). O remanescente de sua terça deixa ao filho Thomé Martins pelos bons serviços que dele sempre teve. A sua neta Catharina Gomes filha que ficou de Lourenço Gomes deixa uma rapariga por nome Magdalena do gentio marmemi se viver. A Catharina filha de seu filho Thomé Martins deixa uma rapariga do gentio marmemi por nome Paula. (...) com declaração que ela testadora entregará a mim tabelião tres roes dos tres casamentos das tres filha que casaram e seu marido Francisco Martins os dois vão assinados pelo dito seu marido e o derradeiro não porque foi depois de sua morte e todos os três assinados por Belchior da Costa tabelião que foi nesta vila. (...) testemunhas Ascenso Ribeiro e Christovão Pereira Pedro Gonçalves Varajão Jorge de Barros Balthazar Pires todos aqui moradores e por ela testadora não saber assinar rogou a mim tabelião assinasse por ela eu Simão Borges Cerqueira tabelião do publico e judicial e notas nesta dita vila o escrevi. Assino por a testadora Antonia Gonçalves Simão Borges Cerqueira.

http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/andremartins1613antoniagoncalves1616.htm



            
view all

Antonia Gonçalves's Timeline