Antonio Álvares Leite Penteado (1852 - 1912)

public profile

14

Matches

0 0 14
Adds additional photo(s), middle name and sibling(s).

View Antonio Álvares Leite Penteado's complete profile:

  • See if you are related to Antonio Álvares Leite Penteado
  • Request to view Antonio Álvares Leite Penteado's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Birthplace: Mogi-Mirim, Sao Paulo, Brazil
Death: Died in Paris, France
Managed by: George Garcia
Last Updated:

About Antonio Álvares Leite Penteado

ANTONIO ALVARES LEITE PENTEADO, Conde. (Mogi-Mirim, estado de São Paulo, a 3 de fevereiro de 1852 - Paris, 25 de maio de 1912). Era filho de João Carlos Leite Penteado e de Dona Maria Higina de Almeida Lima; foi casado com Dona Ana Paulina Lacerda Penteado, condessa de Álvares Penteado, filha dois Barões de Araras e irmã do senador Antônio Lacerda Franco; com quem teve cinco filhos: Antonieta, Silvio, Armando, Stella e Englantina.

Morreu aos 62 anos de idade.

VIDA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

Foi agricultor em Palmeiras, formando a importante Fazenda Palmares; na capital de em São Paulo, foi industrial, fundando as Fábricas Santana de fiação de tecidos de juta e Penteado, para manufatura de tecidos de lã.

ENSINO COMERCIAL

No intuito de elevar o nível da classe comercial, dotando-a com aparelhamento escolar capaz de ministrar-lhes seguros e completos ensinamentos profissionais, foi em socorro dos fundadores do estabelecimento de ensino de comércio criado em 2 de junho de 1902, e fez a régia doação do terreno e financiou a construção do majestoso prédio que se ergue no Largo de São Francisco, com o nome de Escola de Comercio Álvares Penteado. Realizou esta escola inteiramente o escopo almejado pelos seus fundadores, pioneiros do ensino comercial no Brasil, e pelo seu doador, prestando assinalados e relevantes serviços à coletividade de nossa terra.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO

Antônio Álvares Leite Penteado foi presidente na Associação Comercial de São Paulo, eleito em 1899 e, a exemplo de seu antecessor, Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos, enfrentou as dificuldades da crise de 1900, propondo inúmeras medidas ao governo federal.

HOMENAGENS

Em homenagem aos méritos do grande industrial e filantropo, a Prefeitura de São Paulo, pela lei 977 de 19 de janeiro de 1907, conferiu a denominação de Álvares Penteado, a uma das mais antigas ruas do centro da capital, primitivamente chamada de Francisco Cubas e sucessivamente Quitanda, Quitanda Velha e do Comercio. Ainda em 1907, recebeu o título de nobreza de Conde Romano e as insígnias das condecorações das Ordens de São Gregório Magno e do Santo Sepulcro de Jerusalém, conferido pelo Papa Pio X.

MORTE

Faleceu em Paris a 25 de maio de 1912.

http://eternity-art.blogspot.com/2009/01/personagem-antonio-alvares-leite.html

view all

Antonio Álvares Leite Penteado's Timeline

1852
February 3, 1852
Mogi-Mirim, Sao Paulo, Brazil
1880
June 1, 1880
Age 28
São Paulo
1883
October 12, 1883
Age 31
1886
December 7, 1886
Age 34
1912
May 25, 1912
Age 60
Paris, France
????
????
????
????
????
São Paulo, São Paulo, Brazil