Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva (1773 - 1845)

public profile

View Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva's complete profile:

  • See if you are related to Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva
  • Request to view Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Santos, São Paulo, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva

Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva (Santos, 1 de novembro de 1773 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1845).

Biografia

Foi um juiz de fora, desembargador e político brasileiro. Usava freqüentemente na época da Independência, em seus artigos em jornais, o pseudônimo «Philagiosetero». Adotou o nome parlamentar de "Andrada Machado".


Era filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada, comerciante em Santos, e de Maria Bárbara da Silva, irmão dos igualmente famosos José Bonifácio de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada.


Diplomou-se pela Universidade de Coimbra em Filosofia e Direito. Foi juiz de fora em Santos e Ouvidor em Olinda. Esteve no cárcere por quatro anos por causa de sua participação na Revolução Pernambucana de 1817.


Foi deputado na Assembleia Constituinte de Lisboa, em 1821, onde defendeu corajosamente a autonomia brasileira e recusou-se a assinar a constituição do Reino que rebaixava o Brasil à situação de colônia. Depois, com Nicolau dos Campos Vergueiro e seu irmão José Bonifácio, foram representantes de São Paulo à Assembleia Constituinte brasileira, em 1823. Foi o autor do primeiro projeto de Constituição para o Brasil, que não chegou a ser votado por ter sido dissolvida a Constituinte pelo Imperador D. Pedro I.


Orador eloquente e combativo, a sua decidida postura nacionalista na Constituinte levou ao rompimento político com Pedro I em 1823, o que teve como preço a sua prisão e o exílio juntamente com os seus irmãos José Bonifácio e Martim Francisco após a dissolução da Assembleia. Asilou-se na França. Retornou ao Brasil em 1828 e em 1832 foi nomeado ministro plenipotenciário do Brasil em Londres, porém recusou o cargo. Retornou à Europa em 1833, segundo alguns para tentar trazer D.Pedro I de volta ao Brasil.


Após voltar ao Brasil, em 1838, foi eleito deputado geral por São Paulo, para a legislatura de 1838-1842. Nesta época liderou o "movimento da maioridade" de D. Pedro II; em 21 de julho de 1840 apresentou na Câmara projeto declarando o Imperador "maior desde já", o que desencadeia a crise política e o "golpe da maioridade" do que resulta a entronização do Imperador em 23 de julho, fato que põe fim ao período regencial.


Foi o Ministro do Império (primeiro-ministro) no chamado ministério da maioridade (1840), re-eleito deputado geral em outras legislaturas e senador do Império do Brasil em 1845 pela província de Pernambuco. Foi agraciado com a grão-cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro.


Foi sepultado no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

Atividades Maçônicas

É relacionado como membro da Maçonaria Brasileira pela obra O QUE É MAÇONARIA, de A.Tenório Cavalcante Albuquerque, 7a Ed., Editora Aurora, Rio de Janeiro, p.226.

Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Carlos_Ribeiro_de_Andrada_Machado_e_Silva)

view all

Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva's Timeline

1773
November 1, 1773
Santos, São Paulo, Brazil
1823
August 13, 1823
Age 49
1830
October 13, 1830
Age 56
Santos, São Paulo, Brasil
1845
December 5, 1845
Age 72
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil