Antonio Pedroso de Alvarenga (b. - c.1643)

public profile

2

Matches

0 0 2
Adds sibling(s).

View Antonio Pedroso de Alvarenga's complete profile:

  • See if you are related to Antonio Pedroso de Alvarenga
  • Request to view Antonio Pedroso de Alvarenga's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Death: Died in Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Antonio Pedroso de Alvarenga

Antônio Pedroso de Alvarenga natural de São Paulo, foi sertanista de renome. Era filho de outro Antônio Pedroso de Alvarenga, fidalgo português, e Anna Ribeiro natural de São Vicente.

Em 1602, adolescente, integrou a bandeira de Nicolau Barreto ao Guairá. Em abril de 1616 partiu de São Paulo com tropa à sua custa, internando-se 300 léguas. Achou-se, segundo descreve Pedro Taques, «no centro do grande rio Paraupava, ao Norte da Capitania que hoje é da de Goiás, e encaminha suas águas a sepultá-las no caudaloso rio do Maranhão», ou seja, o rio Amazonas.

Seria o rio Paraopeba, caso em que Antônio Pedroso de Alvarenga seria o primeiro conquistador a penetrar tais sertões goianos! Tinha deixado São Paulo com Lázaro Costa, o chefe da bandeira, a 13 de julho de 1615. Haviam estado no sertão dos carijós, como era então chamado o Sul do território brasileiro. Em maio de 1616 Costa voltou a São Paulo e Alvarenga ainda permanecia no sertão em dezembro de 1616.

Casara com Ana Correia, do Espírito Santo mas morreu em São Paulo em deixar geração. Silva Leme o chama «nobilíssimo» e descreve sua família em sua «Genealogia Paulistana», volume V página 422. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Pedroso_de_Alvarenga acesso 19/10/2011 às 10:05

view all

Antonio Pedroso de Alvarenga's Timeline

1643
February, 1643
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????
????