Antonio de Souza Breves (1720 - 1814)

public profile

Birthdate:
Birthplace: Santa Luzia , Angra do Heroísmo, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal
Death: Died in São João Marcos, Rio de Janeiro, Brazil
Occupation: FAZENDEIRO - conhecido como Antonio Cachoeira ou Velho Cachoeira
Managed by: João Simões Lopes Filho
Last Updated:

About Antonio de Souza Breves

Antônio de Souza Breves, nascido em 1720, natural da Ilha de São Jorge, casado com Dona Maria de Jesus Breves, filha de Bráz Fernandes e de Dona Joana do Espírito Santo, todos da Freguezia de Santa Luzia, do Arquipélago dos Açores e Bispado de Angra, emigrou para o Brasil ainda jovem. No Rio de Janeiro, tornou-se próspero comerciante, ficando conhecido como Antônio "Cachoeira", provavelmente o nome de alguma propriedade sua, e sua mulher conhecida como Maria "de Deus".

Em 1737, João Machado Pereira fundava em sua fazenda a Freguezia, tendo como padroeiro São João Marcos, em cuja capela se estabeleceu pia batismal e sacrário para provisão episcopal. Logo em seguida afazendou-se na região sertaneja Antônio de Souza Breves e sua mulher, dedicando-se ao desbravamento das matas, cultivando e formando fazenda, para o que obtivera sesmarias de largas terras. Naquele tempo em que a terra reclamava vorazmente povoadores e mais povoadores, era extrema a fecundidade das mulheres; Antônio de Souza Breves teve notável descendência e numerosa prole. O "Velho Cachoeira", como ficou conhecido em idade provecta, patriarca da família Breves, faleceu em São João Marcos, sendo sepultado em cova do Santíssimo dentro da Matriz de São João Marcos, em 31 de dezembro de 1814 e revestido seu cadáver do hábito de Santo Antônio.

Comentando este fato, observa Luiz Ascendino Dantas, com o conhecimento de causa com que versa sobre os assuntos de sua região natal - São João Marcos:

"Deste grande povoador e honesto lavrador, não há em São João Marcos nenhum traço que perpetue sua memória. Quando o Comendador Joaquim José de Souza Breves, seu neto edificou o palácio de Olaria, na capela que ali se estabeleceu, deu como orago da mesma à Santo Antônio, em homenagem à seu antepassado. Entretanto, a capela desapareceu, nada ficando que lembre a passagem desse formidável desbravador de matas.

Fonte: http://www.brevescafe.xpg.com.br/bio_patri.htm

view all

Antonio de Souza Breves's Timeline

1720
1720
Angra do Heroísmo, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal
1748
February 2, 1748
Age 28
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal
1751
1751
Age 31
1756
1756
Age 36
1772
1772
Age 52
Angra do Heroísmo, Terceira, Azores, Portugal
1814
December 31, 1814
Age 94
São João Marcos, Rio de Janeiro, Brazil
????
Angra do Heroísmo, Terceira, Azores, Portugal
????