Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil (1856 - 1933)

public profile

View Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil's complete profile:

  • See if you are related to Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil
  • Request to view Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil

Artur Índio do Brasil e Silva (Rio Grande do Sul, 23 de junho de 1856 — 21 de março de 1933) foi um senador do Brasil durante a República Velha (ou Primeira República); foi agraciado com o título de marquês pela Santa Sé.

Biografia

Desde 27 de junho de 1888, foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Entre 16 de novembro de 1889 e janeiro de 1890, foi chefe de Segurança Publica do Pará e Presidente do Conselho de Intendência de Belém. Foi Deputado à Constituinte Federal, em 1890 e um dos signatários da Constituição. Foi deputado, Almirante e Senador. Católico fervoroso e grande benfeitor da Igreja e dos pobres, foi agraciado, em 23 de dezembro de 1925, com o título de marquês, pelo Papa Pio XI. Era estudioso de astronomia, tendo sido incumbido pelo imperador Dom Pedro II de estudar a passagem do planeta Vênus pelo disco solar.

Recebeu diversas condecorações, dentre elas:

  • Imperial Ordem da Rosa
  • Comenda da Ordem de Simão Bolívar, da Colombia
  • Ordem do Tesouro da Felicidade Sagrada, do Japão

Genealogia

Era filho do Capitão Tito Lívio Índio do Brasil, sendo de origem mestiça índigena. Casou, a primeira vez, com Delfina Índio do Brasil, que faleceu seis meses após as bodas, vítima de tuberculose. Em 23 de janeiro de 1893, casou-se, a segunda vez (com oposição da família da noiva), com Clarice Lage Índio do Brasil, nascida a 4 de abril de 1869, filha do Comendador Antônio Martins Lage e de Ana Ribeiro Matos. Clarice faleceu assassinada, no centro do Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 1919.

O marquês não teve filho, porém adotou uma menina, filha de seu cozinheiro chinês, à qual deu o nome de Rute Índio do Brasil, a qual casou-se com Adalberto de Oliveira, tendo três filhos: José Artur de Oliveira, Luís Eduardo de Oliveira e a escritora Clarice de Oliveira.

Fonte: WP

view all

Artur Índio do Brasil e Silva, Marquês Índio do Brasil's Timeline

1856
June 23, 1856
Rio Grande do Sul, Brazil
1893
January 23, 1893
Age 36
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1933
March 21, 1933
Age 76
????
????