Bento Ribeiro da Silva (b. - c.1834)

‹ Back to Ribeiro da Silva surname

View Bento Ribeiro da Silva's complete profile:

  • See if you are related to Bento Ribeiro da Silva
  • Request to view Bento Ribeiro da Silva's family tree

Share

Nicknames: ""Chico Bentão"", ""Bentão""
Birthdate:
Birthplace: São José dos Pinhais, Parana, Brazil
Death: Died
Cause of death: Tifo
Occupation: Tropeiro
Managed by: Yigal Burstein / יגאל בורשטיין
Last Updated:

About Bento Ribeiro da Silva

Tropeiro condutor de gado e lavrador. Tinha uma chácara denominada "Malafaca", confrontando com o sítio de Úrsula Maria. Apelido Bentão.

Depois de um tempo o casal transferiu residência para o Rincão dos Morrinhos, hoje situado no Município de Tubarão. Atualmente é o Bairro Anita Garibaldi onde foi erguido um monumento em sua homenagem.

Em 1821, Tubarão era conhecida como Poço Grande como 5° Distrito de Laguna. Somente em 27-05-1870 é que se desmembrou de Laguna. Como desapareceram livros e até páginas do livro correspondente ao período provável de nascimento da filha Anita, muitas dúvidas pairaram sobre o local de nascimento dela. Era comum "o padre ir atrás dos fiéis e não o contrário". Ou seja, um determinado livro de assentos de batismos e casamentos, por exemplo, poderia ser de Laguna, mas o local do evento ou cerimônia poderia ser em Imbituba ou Tubarão no local da residência da família. Pouquíssimos documentos encontrados para a construção do Memorial Açoriano confirmaram de que uma determinada família se deslocasse por quilômetros só para batizar um filho... Nos assentos de casamento era comum o Padre indicar a FREGUESIA DE ORIGEM DOS NOIVOS e não propriamente o local correto de nascimento de ambos. No casamento da filha Anita com Giuseppe Garibaldi, no Uruguai consta que ela era "de Laguna". Ora, todas as localidades e quarteirões, distritos ou capelas da região eram subordinadas à Igreja de Laguna e todas elas eram denonimadas "freguesia de Laguna". É certo isto por diversos documentos consultados como os próprios livros de batismos, casamentos e óbitos como os de crisma, rol de confessados e até mesmo das listas de proprietários.

Teria casado novamente em Taquari, RS. Quando do casamento da filha Ana já era falecido. Também aqui existem vestígios de que muitos homens, da época, "fugiam" para outra região não mais voltando e eram considerados "falecidos". Nesta obra existem vários exemplos. Alguns dados foram retirados do livro Aurorecer das Sesmarias Serranas (OLIVEIRA, 78). Se for correto, Anita Garibaldi é descendente de Tibiriçá. No Dicionário das Mulheres (SCHUMAHER, org., p. 77), consta como nascida em Lages, SC. Cinco filhos foram batizados em Laguna, dois em Lages e mais um dado como natural de Laguna. No livro de Anita, consta como sendo nascida na cidade de São Paulo. Um dos livros que tem fundamentação em pesquisa documental é “Anita Garibaldi, uma Heroína Brasileira” (MARKUN, Paulo. Editora Senac, São Paulo9, 1999). Também na obra “Memorial Açoriano” este autor existem mais detalhes.

view all 13

Bento Ribeiro da Silva's Timeline

1815
June 13, 1815
Lages, Santa Catarina, Brazil
1816
July 4, 1816
Laguna, Santa Catarina, Brazil
1818
1818
Brazil
1821
August 30, 1821
Laguna, Santa Catarina, Brazil
1822
1822
Lages, Santa Catarina, Brazil
1828
June 13, 1828
Laguna, Santa Catarina, Brazil
1831
April 25, 1831
Laguna, Santa Catarina, Brazil
1833
March 26, 1833
Laguna, Santa Catarina, Brazil
1834
1834
1924
1924
Lages, Santa Catarina, Brazil