Braz da Piña Cortez

public profile

Is your surname da Piña Cortez?

Research the da Piña Cortez family

Braz da Piña Cortez's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Braz da Piña Cortez

Birthdate:
Birthplace: Spain
Death: Died in São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Husband of Isabel Lopes
Father of Isabel de Piña Cortez; João da Pinha; Maria de Piña; Catarina Cortes; Gaspar de Pinha and 4 others

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Braz da Piña Cortez

http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/brazdepina1630.htm

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette) Sesmarias (neste site) vol. 01, 102) Braz da Pinha e seu filho Gaspar da Pinha- 1617 - pede terras em Boigimirim Sesmarias vol. 01, 153) Mateus Luiz Grou - 1639 - Assistiu a terra com seu pai e avô. Terras partindo com Sebastião Fernandes Preto no Ribeiro de Juqeri Mirim.


Braz de Piña, falecido em 1630, casado com Izabel Lopes, tiveram 10 filhos esparsos na GP: 1- Gaspar de Pinha, foi o segundo marido de Maria de Lucas (SL. 8º, 328, 1-6) 2- João de Pinha, casou em primeiras com Domingas Antunes inventariada em 1630 com testamento de 1624 (SAESP vol. 6º, neste site), casou em segundas com Andreza Dias (SL 8º, 428, 2-4) irmã de Antonio Dias Carneiro, citado abaixo, e foi tutora da sobrinha Izabel, filha única deste. 3- Joaquim de Pinha 4- Maria de Pinha, casou em primeiras núpcias com João de Almeida, em segundas com e em terceiras Henrique da Cunha, falecido em 1624 (SAESP vol. 1 neste site) (SL. 5º, 4, Cap. 4º), e em terceiras nupcias com Domingos Pires. 5- Ana de Pinha casada com Sebastião Fernandes Preto (SL. 8º, 326, 1-2) 6- Ignez de Pinha casada com Antonio Barroso 7- Ignez digo Izabel de Pinha casada com Matheus Luiz (S.L. 1º, 21, 1-7) 8- Catharina Cortez casada com Innocencio Fernandes (SL. 8º, 326, 1-3) 9- Felicidade (ou Felicia) de Pinha casou em primeiras núpcias com Antonio Dias Carneiro, inventariado em 1639 (SAESP vol. 12º, neste site) (SL. 1º, 35, 3-2), casou em segundas com Lourenço Justiniano Cubas, e foram moradores em Santos 10- Magdalena de Pinha casada com Francisco Bicudo Furtado (SL. 6º, 468, 1-2)


BRAZ DE PIÑA o velho Inventário


SAESP, vol 8, fls. 219 a 231 Testamento Data:. 17-3-1630 Inventário Data: 4-5-1630, ------------------------------------------------------------------------------------------------------

''[http://www.asbrap.org.br/publicac/biblioteca/SesmeirosPiracicaba.pdf Antigos Sesmeiros de Piracicaba]'':

Brás de Pinha Cortês seria provavelmente de origem castelhana, porque assinava Blas de Piña Cortez. Foi um dos fundadores de Mogi das Cruzes, juntamente com seus filhos Gaspar e João de Pinha, sendo um dos signatários da ereção a vila. Antes, havia recebido sesmaria no ano de 1609, alegando que morava na capitania havia muitos anos (Sesmarias, I, 223). Passou depois para a vila de São Paulo, onde fez testamento (Inventários e Testamentos, VIII, p. 219) a 17 de março de 1630, em sua pousada, pedindo para seu corpo ser sepultado na Sé, matriz da vila de São Paulo, deixando por herdeira da sua terça a mulher, Isabel Lopes; por sua morte se fez auto de inventário a 4 de maio seguinte, na vila de São Paulo.

________________________

(Seria este abaixo o mesmo? Mais provável de fosse um descendente seu).

Brás de Pina (séc. XVIII) foi um empresário português, contratador de pesca de baleia e senhor de engenho do Brasil colonial, ativo na Capitania do Rio de Janeiro.

No século XVIII, Brás de Pina era proprietário de uma grande extensão de terra próximo à cidade do Rio de Janeiro, onde mantinha um engenho de açúcar e aguardente. Suas terras chegavam até a Baía de Guanabara, onde explorava a pesca de baleia. Na Baía construiu o Cais dos Mineiros, usado para escoar a produção de óleo de baleia e açúcar. No século XX, as propriedades foram loteadas e deram origem ao moderno bairro de Brás de Pina.

No povoado da Armação dos Búzios, Brás de Pina impulsou a indústria da caça à baleia, que se concentrava na praia da Armação e na praia dos Ossos. Por volta de 1743 levantou a Capela de Santana com pedra e cal e argamassa de óleo de baleia. A Igreja é, atualmente, a única edificação da época dos tempos da pesca da baleia ainda de pé. Segundo se conta, a Igreja foi erguida por Brás de Pina para homenagear a santa, que teria salvado do naufrágio um barco com escravos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%A1s_de_Pina_(contratador)

view all 12

Braz da Piña Cortez's Timeline

1560
1560
1565
1565
Spain
1585
1585
Age 20
Itanhaém, São Paulo, Brasil
1631
1631
Age 66
São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brazil
????
????
????
????
????
????