Carlos Grandmasson Rheingantz (1915 - 1988) MP

public profile

6

Matches

0 0 6
Adds additional photo(s), occupation and sibling(s).

View Carlos Grandmasson Rheingantz's complete profile:

  • See if you are related to Carlos Grandmasson Rheingantz
  • Request to view Carlos Grandmasson Rheingantz's family tree

Share

Related Projects

Birthplace: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Carlos Grandmasson Rheingantz

Carlos Grandmasson Rheingantz (Petrópolis, 13 de fevereiro de 1915 — Petrópolis, 15 de agosto de 1988) foi um importante genealogista brasileiro. Filho de Gustavo Adolfo de Sá Rheingantz e Marguerite Modeste Claire Lucie Grandmasson, formado em Engenharia civil pela UFRJ, carreira que viria a deixar de lado para se dedicar ao ramo de corretagem de seguros. Pesquisador incansável, mergulhou fundo nos registros paroquiais do Rio de Janeiro Colónia e Império, legando à Genealogia brasileira um volume espantoso de dados e informações. Bolsista da Fundação Gulbenkian, completou em Portugal os levantamentos iniciados no Brasil.

Foi um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Genealogia e o seu grande nome. Eleito presidente em 1958 e reeleito em 1961, viria depois a ser designado seu presidente vitalício. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e dos Institutos de Petrópolis e do Rio Grande do Sul.

Seu interesse especial pela genealogia de famílias gaúchas, principalmente de Bagé, veio do fato de ser filho de um gaúcho e ser casado com Ada Maria de Sá Valentin, natural daquela cidade.

Carlos Grandmasson Rheingantz escreveu vários trabalhos publicados e deixou vários trabalhos ainda inéditos, entre os quais Famílias Primeiras de Bagé, cujos originais vêm perseguindo editoração há quatorze anos. A Livraria Brasiliana Editora editou no Rio de Janeiro em 1965 e 1967 os volumes 1 e 2 de seu trabalho Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Séculos XVI e XVII), em 3 volumes. O volume 3 vem sendo editado em fascículos pelo Colégio Brasileiro de Genealogia.

Nos últimos anos de sua vida, em Petrópolis, dedicou-se à pesquisa genealógica dos primitivos colonos da cidade, chegando a publicar numerosos artigos sobre o tema na imprensa daquela localidade.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Grandmasson_Rheingantz)

view all

Carlos Grandmasson Rheingantz's Timeline

1915
February 13, 1915
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
1946
June 15, 1946
Age 31
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1988
August 15, 1988
Age 73
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil