Is your surname Buarque de Hollanda?

Research the Buarque de Hollanda family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Francisco Buarque de Hollanda

Birthdate: (70)
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Immediate Family:

Son of Sérgio Buarque de Hollanda and Maria Amélia Cesário Alvim
Ex-husband of Marieta Severo
Father of Sílvia Buarque; <private> Buarque de Hollanda and <private> Buarque de Hollanda
Brother of Heloísa Maria "Miúcha" Buarque de Hollanda; Sérgio Buarque de Hollanda, Filho; <private> Buarque de Hollanda; <private> Buarque de Hollanda; Ana de Hollanda and 1 other
Half brother of <private> Ernst

Occupation: Cantor e compositor
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:
view all 14

Immediate Family

About Francisco Buarque de Hollanda

Chico Buarque na Wikipedia, In English

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.

Casou-se com e separou-se da atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.

Chico é filho de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910), pintora e pianista.

Em 1946, passou a morar em São Paulo, onde o pai assumira a direção do Museu do Ipiranga. Sempre revelou interesses pela música - interesse que foi bastante reforçado pela convivência com intelectuais como Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini.

Em 1953, Sérgio Buarque de Holanda foi convidado para lecionar na Universidade de Roma, consequentemente, a família muda-se para a Itália. Chico torna-se trilíngüe, na escola fala inglês, e nas ruas, italiano. Nessa época, suas primeiras "marchinhas de carnaval" são compostas, e, com as irmãs mais novas, Piiizinha, Cristina e Ana, encenadas.

De volta ao Brasil, produz suas primeiras crônicas no jornal Verbâmidas, do Colégio Santa Cruz de São Paulo, nome criado por ele.

view all

Chico Buarque's Timeline

1944
June 19, 1944
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
1969
March 28, 1969
Age 24
Roma, Lazio, Italia
????
????