Claudionor Viana Teles Veloso (1907 - 2012)

Santo Amaro, Bahia, Brazil

View Claudionor Viana Teles Veloso's complete profile:

  • See if you are related to Claudionor Viana Teles Veloso
  • Request to view Claudionor Viana Teles Veloso's family tree

Share

Related Projects

Place of Burial: Santo Amaro, Bahia, Brazil
Birthdate:
Birthplace: Santo Amaro, Bahia, Brazil
Death: Died in Santo Amaro, Bahia, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Claudionor Viana Teles Veloso

Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro da Purificação, 16 de setembro de 1907), mais conhecida como Dona Canô é a mãe de Caetano Veloso e de Maria Bethânia e viúva de José Teles Velloso, funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.


Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas suas memórias no livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra. Organiza periodicamente Terno de Reis na cidade.


Festa pelos 104 anos de Dona Canô

Que tal um brinde pelo saúde de Dona Canô, que faz aniversário hoje, uma sexta-feira, dia 16 de setembro.


Sua casa em Santo Amaro da Purificação está repleta (só de filhos! – imaginem).


Só que outros famosos e muitos nem tanto passaram por lá, dentre eles Regina Casé, Margareth Menezes e todo clã, com direito à missa, que foi a única exigência da matriarca.


Se não tivessemos muito a comemorar, ao menos teriamos que agradecer pelas “testas”que cedeu ao mundo artístico por seus filhos Caetano e Maria Bethânia.


Ela que nasceu Claudionor Veloso, comemora 104 anos e o recôncavo baiano está em festa pelo aniversário da matriarca da família Veloso, mãe de Caetano e Maria Bethânia.

A festa de comemoração do aniversário desta célebre mulher já é tradição na cidade de Santo Amaro, na Bahia. E os filhos famosos participam da festança. A filha Nicinha também está presente. A programação começou logo cedo, com café da manhã para os familiares e amigos mais próximos da aniversariante.


Mais tarde, às 10 horas, rezou-se uma missa, celebrada na Igreja de Santo Amaro da Purificação.

E as comemorações continuaram, com a moradora mais antiga e famosa da cidade sendo o motivo, porém sem sua presença.


Este ano, ela já esteve duas vezes internada, recuperou-se da falta de ar e das dores abdominais que sentia e dores nas costas. Então, por recomendação médica, a aniversariante ficará de fora da festança. Mas ontem já teve festa na casa dos Veloso, com direito a cantoria e Dona Canô tocando pandeiro.

Dona Canô e Lula


Em 2009, Caetano Veloso, em entrevista a O Estado de São Paulo ao qual declara seu apoio à candidatura de Marina Silva, disse:


“Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem.” — Caetano Veloso, O Estado de São Paulo


Esta frase em especial causou grande repercussão, chegando a fazer com que Dona Canô quisesse ligar para o presidente Lula para pedir desculpas por Caetano.


Dona Canô tambem é cantora, e fez grandes cantos religiosos. Aparece em alguns vídeos na internet, cantando com os filhos.


“Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão.” — Dona Canô


A polêmica praticamente se encerrou após Lula ligar pessoalmente para Dona Canô e perdoar Caetano.


“Não fique chateada, preocupada, porque gosto muito da senhora e gosto do Caetano também. Está tudo bem, essas coisas acontecem.” — Presidente Lula


Sobre a fama


Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô, diz que não entende a razão:


"Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm." — Dona Canô

Fontes: Wikipédia e Zcastel

view all 11

Dona Canô's Timeline

1907
September 16, 1907
Santo Amaro, Bahia, Brazil
1928
1928
Age 20
1931
January 7, 1931
Age 23
1942
August 7, 1942
Age 34
Santo Amaro, Bahia, Brazil
2012
December 25, 2012
Age 105
Santo Amaro, Bahia, Brazil