Cristóvão da Costa

Is your surname da Costa?

Research the da Costa family

Cristóvão da Costa's Geni Profile

Records for Cristóvão da Costa

886,715 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Cristóvão da Costa

Birthdate:
Death: (Date and location unknown)
Immediate Family:

Husband of Guiomar Caminha
Father of Fernão Vaz da Costa; Apolônia da Costa and Francisca da Costa

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Cristóvão da Costa

Cristóvão da Costa foi doutor em cânones e em direito civil, foi um jurista e professor universitário português, do século XVI.

Nasceu Cristóvão da Costa por volta de 1490. A carta d'armas (1605) de seu neto Luiz Bernardes da Costa diz que a família é parente dos Costas do Armeiro-Mor, família de D. Duarte da Costa, segundo governador-geral do Brasil, no século XVI, afirmativa reiterada pelos cronistas brasileiros (como frei Jaboatão) que escrevem sobre seus descendentes. Um de seus bisnetos, no entanto, chama-se Pedro Homem da Costa, nome que repete o de um dos Doze de Inglaterra.

Cristóvão da Costa bacharela-se em cânones na Universidade de Salamanca em 1512, e logo passa a exercer funções docentes na universidade portuguesa, então com sede em Lisboa. Em 1518 doutora-se em cânones e em direito civil na Universidade de Siena. Retorna a Portugal antes de 1522, quando tem funções docentes na universidade.

Em 1525 é nomeado vice-reitor da universidade, na gestão de Jorge Cotão. Demitindo-se esse, é efetivado como reitor da universidade, cargo que exerce até dezembro de 1526.

Antes de 1522 é nomeado para o desembargo do paço, e chega a chanceler da relação depois de 1526, provavelmente por ser o desembargador mais antigo em exercício; seu cargo era o segundo ou terceiro mais alto na governança portuguesa.

Casa-se por volta de 1520 com Guiomar Caminha, filha do desembargador da relação dr. Fernão Vaz de Caminha, provavelmente sobrinho de Pero Vaz de Caminha, † 1500, o cronista da frota de Pedro Álvares Cabral. Tem dela três filhos: Fernão Vaz da Costa, que se radica no Brasil em 1549, Apolonia da Costa, mulher de Antão Bernardes Tinoco, e pais de Luiz Bernardes da Costa, e D. Francisca da Costa, casada com Antonio Correia e ainda viva em 1592.

Dele descendem (por Fernão Vaz da Costa) a família Costa Doria, radicada no Brasil, e uma família Homem da Costa, por Luiz Bernardes da Costa.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_da_Costa)