Deodoro da Fonseca, 1º Presidente do Brasil

Is your surname da Fonseca?

Research the da Fonseca family

Deodoro da Fonseca, 1º Presidente do Brasil's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Manuel Deodoro da Fonseca

Birthdate:
Birthplace: Alagoas, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Immediate Family:

Son of Manuel Mendes da Fonseca Galvão and Rosa Maria Paulina da Fonseca
Husband of Mariana Cecília de Sousa Meireles
Brother of Amália da Fonseca; João Severiano da Fonseca; Hermes Ernesto da Fonseca; Severiano Martins da Fonseca, 1º Barão de Alagoas; Pedro Paulino da Fonseca, Governador de Alagoas and 4 others

Occupation: 1o. Presidente da Replública do Brasil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Deodoro da Fonseca, 1º Presidente do Brasil

Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.

O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano, mas foi caracterizado, entretanto, por grande instabilidade política e econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas, descontentes com a situação política republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do "Congresso Nacional do Brasil", o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca.

Filho de Manuel Mendes da Fonseca (1785 - 1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 - 1873). Seu pai também foi militar, chegando à patente de tenente-coronel, e pertencia ao Partido Conservador. Deodoro tinha duas irmãs e sete irmãos, três dos quais morreram na Guerra do Paraguai: Afonso Aurélio da Fonseca (o mais jovem), alferes do 34º batalhão dos Voluntários da Pátria, o capitão Hipólito Mendes da Fonseca, morto na batalha de Curupaiti, e o major Eduardo Emiliano da Fonseca, morto no combate da ponte de Itororó.

Seu irmão mais velho, Hermes Ernesto da Fonseca, pai do também presidente da República e marechal Hermes da Fonseca, chegou ao posto de marechal-de-exército. Deodoro foi também presidente da província de Mato Grosso, por indicação do imperador Dom Pedro II. Foi governador da Bahia e comandante-de-armas das províncias da Bahia e do Pará.

Dois outros de seus irmãos se destacaram na carreira militar e política: Severiano Martins da Fonseca, que chegou ao posto de marechal-de-campo, recebeu o título nobiliárquico de barão de Alagoas e foi diretor da Escola Militar de Porto Alegre; e Pedro Paulino da Fonseca, que foi coronel honorário do exército brasileiro, governador de Alagoas, logo quando proclamaram a república, e também senador pelo mesmo estado. Além disso, seu irmão, Pedro Paulino da Fonseca, foi o pai de Orsina da Fonseca, esposa do filho de um outro irmão seu, também seu sobrinho, o presidente da República marechal Hermes da Fonseca, compondo, portanto, um casamento entre primos. Deodoro passou por muitos problemas no seu mandato presidencial, o primeiro da história do Brasil, dedicando-se a implantar um regime republicano sólido. Seu governo enfrentou severa instabilidade política e econômica no país.

Atividades Maçônicas

13o Grã Mestre da Ordem de 1891. É relacionado como membro da Maçonaria Brasileira pela obra O QUE É MAÇONARIA, de A.Tenório Cavalcante Albuquerque, 7a Ed., Editora Aurora, Rio de Janeiro, p.235.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca)

view all

Deodoro da Fonseca, 1º Presidente do Brasil's Timeline

1827
August 5, 1827
Alagoas, Brazil
1892
August 23, 1892
Age 65
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
????