Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel (1804 - 1862)

public profile

3

Matches

0 0 3
Adds sibling(s) and child(ren).

View Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel's complete profile:

  • See if you are related to Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel
  • Request to view Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Birthplace: Aracati, CE, Brasil
Death: Died in Cascavel, CE, Brasil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel

Domingos Carlos de Saboia - Padre, n. no Aracati a 2 de junho de 1804 e fez o curso de Latim com o Pe. Gonçalo Mororó. Ordenado em Pernambuco aos 22 anos , ao voltar ao Ceará foi nomeado coadjutor do Vigário de Aquiraz, com residência em Cascavel.

Ao ser instalada a vila de Cascavel a 17 de outubro de 1833, a Câmara Municipal o nomeou Promotor Público. Foi Vigário Colado da freguesia de Cascavel por ato de 11 de abril de 1834 do Conselho do Governo da Província e começou a exercer suas funções a 7 de outubro do mesmo ano; foi, ainda, Deputado Provincial nos biênios de 1838 a 1841, 1846 a 1847 e Deputado Geral na Legislatura de 1848 a 1851.

O Pe. Domingos Carlos de Saboia fal. em Cascavel a 24 de junho de 1862. Padre Domingos deixou filhos.

Segundo nos informou o Dr. Carlos Ernesto Saboia, estudioso e conhecedor da família Saboia como poucos, Raquel de Queiroz escreveu em uma crônica intitulada " Os Padres" dizendo ser descendente do "padre Carlos Saboia ", o que foi confirmado pelo Autor dessas linhas por ocasião da visita que a ilustre escritora fez à Universidade Estadual Vale do Acaraú quando por esta foi homenageada, em setembro de 1995, com honrarias e a inauguração do Bosque Rachel de Queiroz, durante a gestão do Magnífico Reitor José Teodoro Soares.

O Jornal Unitário publicou, em data que não conseguimos apurar: "o padre Domingos Carlos de Saboia foi vigário de Cascavel. Era natural do Aracati. Homem corpulento e de modos estouvados, foi chefe do Partido Liberal daquele pequeno município, lutando com fascínoras que cometiam toda sorte de crimes políticos, sendo que o chefe deles, delegado de polícia potentado Joaquim José Pereira, acabou num punhal, de que se fizera digno pelas suas atrocidades. Saboia deixou filhos."

Com certeza "um destes filhos " foi o Dr Carlos Gérson de Saboia, abaixo citado, e que foi bisavô da ilustre escritora Rachel de Queiroz.

Fonte: http://www.genealogy.com/users/s/a/b/Famlia-saboia-O-Saboya/FILE/0031page.html

view all

Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel's Timeline

1804
June 2, 1804
Aracati, CE, Brasil
1862
June 24, 1862
Age 58
Cascavel, CE, Brasil
????