Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel (1804 - 1862)

‹ Back to de Sabóia surname

Is your surname de Sabóia?

Research the de Sabóia family

Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Aracati, CE, Brasil
Death: Died in Cascavel, CE, Brasil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel

Domingos Carlos de Saboia - Padre, n. no Aracati a 2 de junho de 1804 e fez o curso de Latim com o Pe. Gonçalo Mororó. Ordenado em Pernambuco aos 22 anos , ao voltar ao Ceará foi nomeado coadjutor do Vigário de Aquiraz, com residência em Cascavel.

Ao ser instalada a vila de Cascavel a 17 de outubro de 1833, a Câmara Municipal o nomeou Promotor Público. Foi Vigário Colado da freguesia de Cascavel por ato de 11 de abril de 1834 do Conselho do Governo da Província e começou a exercer suas funções a 7 de outubro do mesmo ano; foi, ainda, Deputado Provincial nos biênios de 1838 a 1841, 1846 a 1847 e Deputado Geral na Legislatura de 1848 a 1851.

O Pe. Domingos Carlos de Saboia fal. em Cascavel a 24 de junho de 1862. Padre Domingos deixou filhos.

Segundo nos informou o Dr. Carlos Ernesto Saboia, estudioso e conhecedor da família Saboia como poucos, Raquel de Queiroz escreveu em uma crônica intitulada " Os Padres" dizendo ser descendente do "padre Carlos Saboia ", o que foi confirmado pelo Autor dessas linhas por ocasião da visita que a ilustre escritora fez à Universidade Estadual Vale do Acaraú quando por esta foi homenageada, em setembro de 1995, com honrarias e a inauguração do Bosque Rachel de Queiroz, durante a gestão do Magnífico Reitor José Teodoro Soares.

O Jornal Unitário publicou, em data que não conseguimos apurar: "o padre Domingos Carlos de Saboia foi vigário de Cascavel. Era natural do Aracati. Homem corpulento e de modos estouvados, foi chefe do Partido Liberal daquele pequeno município, lutando com fascínoras que cometiam toda sorte de crimes políticos, sendo que o chefe deles, delegado de polícia potentado Joaquim José Pereira, acabou num punhal, de que se fizera digno pelas suas atrocidades. Saboia deixou filhos."

Com certeza "um destes filhos " foi o Dr Carlos Gérson de Saboia, abaixo citado, e que foi bisavô da ilustre escritora Rachel de Queiroz.

Fonte: http://www.genealogy.com/users/s/a/b/Famlia-saboia-O-Saboya/FILE/0031page.html

view all

Domingos Carlos de Sabóia, vigário de Cascavel's Timeline

1804
June 2, 1804
Aracati, CE, Brasil
1862
June 24, 1862
Age 58
Cascavel, CE, Brasil
????