Domingos Corrêa de Moraes (1857 - 1917) MP

‹ Back to Corrêa de Moraes surname

Is your surname Corrêa de Moraes?

Research the Corrêa de Moraes family

Domingos Corrêa de Moraes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Tietê, São Paulo, Brazil
Death: Died in São Paulo, Brazil
Occupation: Engenheiro, político e agricultor
Managed by: Ana Estela Besteti Pires Ponce Sant'Anna
Last Updated:
view all 16

Immediate Family

About Domingos Corrêa de Moraes

No dia 25 de março de 1877, na Universidade de Cornell, na cidade de Ithaca, Nova York, Estados Unidos da América, recebe o grau de bachareu em engenharia civil, o paulista Domingos Corrêa de Moraes, nascido em 12 de maio de 1851, na cidade de Tietê, do legítimo consórcio de Joaquim Corrêa de Moraes Abreu e de sua mulher Thereza de Campos Mello.

Regressando depois de sua formatura ao Brasil, foram seus serviços e conhecimentos profissionais aproveitados, fazendo logo parte do corpo de engenheiros da então Companhia Cantareira de Esgotos, onde exerceu, com proficiência, os cargos de engenheiro auxiliar e de chefe de seção, isto desde o início de suas obras até a conclusão, em 1883.

Neste ano fez uma viagem de recreio em companhia de sua esposa, percorrendo parte dos Estados Unidos e Europa, e, em seu regresso, foi eleito diretor e mais tarde presidente da Companhia de Bondes de São Paulo, servindo nesses cargos três anos.

Convicto e denotado republicano, um dos membros mais importantes deste partido, fez parte, não só como seu representante na Câmara Municipal, dissolvida depois da transformação política operada a 15 de novembro de 1889, como da Comissão Central desse partido.

Deputado ao Congresso Nacional Constituinte, um dos signatários da Constituição de 24 de fevereiro de 1891 e deputado nas duas legislaturas subsequentes da Câmara dos Deputados, foi membro, duas vezes, e Presidente da Comissão Municipal do Partido Republicano, da Capital de São Paulo.

Foi senador estadual e diretor da Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais.

Manifestada, em 1892, a revolta do Rio Grande do Sul, e quando o governo do Estado (Bernardino de Campos) tomava sérias e acertadas providências para impedir que os revoltosos, à mão armada, invadissem o território paulista, reais serviços prestou à causa pública, já pondo à disposição do mesmo governo os seus serviços pessoais, já fazendo parte da grande e patriótica comissão organizadora dos corpos de Voluntários Paulistas, que seguiram para os pontos do interior do Estado Paulista, ameaçado de invasão.

Político sincero, jamais pôde aceitar ou concordar com o ato de 3 de novembro de 1891, do General Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório, dissolvendo o Congresso Federal.

Em sua residência, à Rua de Santo Amaro, Catete, Rio de Janeiro, teve lugar a grande reunião de senadores e deputados oposicionistas à política do Generalíssimo, sendo aí discutido, aceito e assinado o Manifesto que teve como resultado a deposição do Governo a 23 de novembro de 1891.

Foi vice-presidente do Estado de São Paulo em dois períodos, juntamente com os presidentes Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves e Bernardino de Campos. Temporariamente, assumiu o cargo de presidente devido à candidatura de Rodrigues Alves para presidente do Brasil.

Exemplar chefe de família, amigo dedicado até o sacrifício, herdeiro e representante dos antigos bandeirantes, o Dr. Corrêa de Moraes era o tipo de paulista honrado, simples, e essencialmente progressista e mais de uma vez se colocou à frente dos grandes melhoramentos de que atualmente goza a capital de São Paulo.

Casado com Carolina Queiroz de Moraes, filha dos Barões de Limeira, em 28 de dezembro de 1882, teve os seguintes filhos: Vicentina, Ademar, Gisela e Domingos.

Fontes:

view all 14

Domingos Corrêa de Moraes's Timeline

1857
May 12, 1857
Tietê, São Paulo, Brazil
1875
October 22, 1875
- March 25, 1877
Age 18
Ithaca, New York, United States
1878
1878
- present
Age 20
Companhia Cantareira e Esgotos
1882
December 28, 1882
Age 25
Sao Paulo, Brazil
1890
1890
- present
Age 32
Congresso Constituinte Federal
1897
1897
- present
Age 39
Sao Paulo, Brazil