Domingos de Brito Peixoto

Is your surname de Brito Peixoto?

Research the de Brito Peixoto family

Domingos de Brito Peixoto's Geni Profile

Records for Domingos de Brito Peixoto

6,391 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Domingos de Brito Peixoto

Birthdate:
Birthplace: São Vicente, São Paulo, Brazil
Death: Died in Laguna, Santa Catarina, Brazil
Immediate Family:

Son of Domingos de Brito Peixoto and Sebastiana da Silva
Husband of Ana da Guerra Prado
Father of Francisco de Brito Peixoto; Sebastião de Brito Guerra and Maria de Brito e Silva
Brother of Gaspar de Brito e Silva

Managed by: Paulo Altmayer Goncalves
Last Updated:

About Domingos de Brito Peixoto

Domingos de Brito Peixoto, filho de Domingos de Brito Peixoto e de Sebastiana da Silva, era natural de São Vicente. Era casado com Ana Guerra, filha de Francisco Rodrigues Guerra e Lucrecia Leme.

Possuidor de grande fortuna, atendendo convite que lhe fora feito por Carta Régia para explorar o extremo sul da Capitania de São Vicente, apresentou-se com escravos, índios, homens brancos, oficiais de todos os ofícios e capelão, e embarcou essa gente num navio, em Santos, mas, acossado por temporais foi atirado às costas do Espírito Santo, onde se perdeu perecendo quase todos, em 1682. Em 1684, aprestou nova expedição e embarcou com sua família, chegando a bom termo e fundando, juntamente com seu filho, Francisco de Brito Peixoto, a povoação de Santo Antonio dos Anjos da Laguna.

Na área da novel povoação enfrentaram e pacificaram os indígenas ali existentes, gastando de sua fortuna pessoal para prover a subsistência da sua expedição. Iniciou, por sua conta, a construção da Igreja Matriz.

Falecendo Domingos de Brito Peixoto, sucedeu-o no governo da povoação seu filho Francisco de Brito Peixoto, que requereu ao Rei de Portugal, 50 léguas de costa com 30 para o sertão, desde Garopaba ao Norte até o rio que chamam de Tarimandi (Tramandaí), como pagamento dos serviços de seu pai e seus, em 1714, tendo, novamente, requerido, a 28 de agosto de 1732. campos e terras ao sul do Tramandaí, que, em 01 de novembro de 1734, recebia informações da Câmara da Laguna, e posteriormente uma contestação de 03 de julho de 1734, assinada por Manoel de Barros Pereira, Padre Manoel da Silva Albuquerque, e Antonio Lopes Cardoso, alegando ser os trabalhos de Brito Peixoto em uma praia lavada, que não carecia de ser nela aberto caminho, referindo-se aos trabalhos de abertura de um caminho para as “vacarias”. -------------------- Foi do Valongo, bispado do Pôrto, Portugal, que veio para o Brasil a família Pinto Bandeira, com José Pinto Bandeira que se radicou em Laguna, fundada em 1684. Aí organizou uma "fazenda de criar". Aí casou com dona Catarina de Brito, neta de Domingos de Brito Peixoto, a qual lhe deu os seguintes filhos: Bernardo, nascido em 1700, Francisco, em 1701 (que seria o pai do grande fronteiro Rafael Pinto Bandeira). - Manoel; Salvador; José. Raimundo e Maximiano foram gerados pela segunda espôsa, dona Inocência Ramires, natural de Paranaguá.

http://martinromano.com/ps05/ps05_467.htm

view all

Domingos de Brito Peixoto's Timeline

1630
1630
São Vicente, São Paulo, Brazil
1650
1650
Age 20
Sao Vicente, Sao Paulo, Brasil
1714
1714
Age 84
Laguna, Santa Catarina, Brazil
????
????
Santos, São Paulo, Brazil
????