Ermelino Matarazzo

Is your surname Matarazzo?

Research the Matarazzo family

Ermelino Matarazzo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Ermelino Matarazzo

Birthdate:
Birthplace: Sorocaba, São Paulo, Brazil
Death: Died in Bruzolo, Province of Turin, Piedmont, Italy
Cause of death: Acidente automobilístico
Immediate Family:

Son of Francesco Antonio Maria Matarazzo, conte Matarazzo and Filomena Sansivieri
Brother of Giuseppe Matarazzo, conte Matarazzo di Licosa; Andrea Matarazzo, conte Matarazzo; Teresa Matarazzo Comenale; Mariangela Matarazzo Gomide; Attilio Matarazzo, conte Matarazzo and 7 others

Occupation: Empresário
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Ermelino Matarazzo

Ermelino Matarazzo (Sorocaba, 1 de março de 1883 — Bruzolo, 25 de janeiro de 1920) foi um empresário brasileiro, primeiro filho brasileiro de Francisco Matarazzo e o escolhido para sucedê-lo. Substituiu o pai no comando das empresas durante a Primeira Guerra Mundial.

Conforme Ronaldo Costa Couto, Ermelino tinha ampla aceitação familiar para ser o natural sucessor do empresário que fundara o império Matarazzo. Durante o primeiro conflito mundial, enquanto seu pai manteve-se na Itália administrando o abastecimento e controle de alimentos na região de Nápoles, Ermelino liderou comissão criada no Brasil para coletar contribuições ao esforço de guerra italiano. Durante os quatro anos que liderou o grupo Matarazzo no Brasil, o faturamento quase dobrou, aproveitando a conjuntura para manter o contínuo crescimento do grupo e otimizar resultados.

Para Assis Chateaubriand, era uma grande esperança para a indústria brasileira.

Morreu em acidente automobilístico quando em viagem de férias, em Bruzolo, perto de Turim, em 25 de janeiro de 1920.[5] Solteiro, não deixou filhos.

Com sua morte, Francisco Matarazzo escolheu seu penúltimo filho, Francisco Matarazzo Júnior, para sucedê-lo, o que inicialmente gerou muita resistência na família.

Em 1926 foi inaugurada a Estação Ferroviária Comendador Ermelino Matarazzo em sua homenagem, sendo que ao longo dos anos o local nas proximidades passou a ser conhecido como Ermelino Matarazzo. É também homenageado com nome de rua com a grafia "Hermelino Matarazzo", uma das principais ruas da região Além-Linha, em Sorocaba.

Fonte: WP

view all

Ermelino Matarazzo's Timeline

1883
March 1, 1883
Sorocaba, São Paulo, Brazil
1920
January 25, 1920
Age 36
Bruzolo, Province of Turin, Piedmont, Italy