Fábio da Silva Prado

Is your surname da Silva Prado?

Research the da Silva Prado family

Fábio da Silva Prado's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Fábio da Silva Prado

Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Martinho da Silva Prado, Jr. and Albertina Pinto Prado
Husband of Renata Crespi
Brother of Lavínia da Silva Prado; Cássio da Silva Prado; Cornélia da Silva Prado; Maria Evangelina da Silva Prado; Corina da Silva Prado and 7 others

Occupation: Foi prefeito de Sao Paulo
Managed by: Private User
Last Updated:

About Fábio da Silva Prado

Fábio da Silva Prado nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1887, filho do jornalista Martinho da Silva Prado e de Albertina Pinto Prado.

Fez seus estudos preparatórios com professores particulares, graduando-se depois na Escola Politécnica de Liége, na Bélgica, diplomando-se em Engenharia Industrial.

Casou-se com Renata Crespi, filha de Rodolfo Crespi, grande industrial brasileiro de origem italiana.

Ele próprio era industrial, tendo presidido inúmeras companhias, como a Mogiana de Estrada de Ferro, a Agrícola Santa Cruz, a Terra Norte do Paraná, a Agrícola Santa Cruz, o Cotonifício Rodolfo Crespi e a Sambra, entre outras.Foi diretor do Banco Mercantil de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi, ainda, membro do Conselho da Companhia Siderúrgica Nacional, da Comissão de Festejos do IV Centenário e diversas outras organizações. Foi agraciado com o título de comendador Grande Oficial e cavalheiro da Grã-Cruz da Coroa da Itália, comendador de Portugal e comendador pela rainha da Holanda.

Homem culto e filantropo, sempre esteve ligado a movimentos culturais e de assistência social, instituindo prêmios e fazendo doações. Merece destaque o prêmio Fábio Prado, aos escritores estreantes. Iniciou a sua vida política ao eleger-se vereador à Câmara

Municipal de São Paulo.

Em 1934, durante a interventadoria de Armando Sales, foi nomeado prefeito da Cidade de São Paulo. Em sua administração, de 1934 a 1938, destacou a criação do Departamento de Cultura, cuja direção foi entregue, pelo prefeito, ao escritor modernista Mário de Andrade, estudioso do folclore e da cultura popular brasileira. Fábio Prado pretendia, com o Departamento de Cultura, lançar os alicerces culturais de um país que havia resolvido ser grande culturalmente como era geograficamente. O departamento incluía, entre as suas divisões, a de Educação e Recreio, cujo primeiro responsável foi o doutor Nicanor Miranda.

A pedido de Fábio Prado, Fernando de Azevedo traçou as linhas gerais de funcionamento dos parques infantis, que mais tarde,vieram a se transformar nas escolas municipais de educação infantil, dedicadas ao atendimento das crianças pré-escolares. Além da divisão de Educação e Recreio, havia, no Departamento de Cultura, a Divisão de Expansão Cultural, cujo responsável era Mário de Andrade, a Divisão de Bibliotecas (Rubens Borba de Moraes) e a Divisão de Documentação Histórica e Social. Nesta Divisão, Fábio Prado patrocinou a publicação de vasta documentação do arquivo municipal, sob a direção de Sérgio Milliet.

Dentre as obras da gestão Fábio Prado, ressaltam-se também o início da construção do Estádio do Pacaembu e do túnel Nove de Julho. Muitos projetos de remodelação urbanística de Fábio Prado foram aprovados por seus sucessores.

No ano de 1937, instaurou-se o Estado Novo. Em 1938, Fábio Prado foi substituído na Prefeitura por Paulo Barbosa Campos, sendo interventor Ademar de Barros. Saindo Fábio Prado, Mário de Andrade foi afastado do Departamento de Cultura.

Fábio Prado continuou exercendo atividades no campo econômico e cultural. Foi membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda, pertenceu ao Conselho da Companhia Siderúrgica Nacional, do Instituto Histórico e Geográfico de São

Paulo e à Sociedade Paulista de Escritores, tendo sido um dos fundadores da Sociedade de Etnografia e Folclore.

Faleceu aos 76 anos, em São Paulo, no dia 3 de março de 1963, encontrando-se seus restos mortais no Cemitério da Consolação

http://educacao.prefeitura.sp.gov.br/Arquivos/downloadAction.do?&actionType=download&idArquivo=2707

view all

Fábio da Silva Prado's Timeline

1887
June 25, 1887
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1914
July 29, 1914
Age 27
Säao Paulo, Säao Paulo, BRâESIL
1963
March 3, 1963
Age 75
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????