Fidêncio José Ortiz da Silva (c.1787 - 1864)

public profile

View Fidêncio José Ortiz da Silva's complete profile:

  • See if you are related to Fidêncio José Ortiz da Silva
  • Request to view Fidêncio José Ortiz da Silva's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died in Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Cause of death: Morreu após uma queda de cavalo
Managed by: Paulo R. Prado Fantinel
Last Updated:

About Fidêncio José Ortiz da Silva

Fidêncio José Ortiz da Silva (Rio Pardo, 1787 - Caçapava do Sul, 10 de fevereiro de 1864) foi um padre, fazendeiro e político brasileiro.

Veio menino para Caçapava, junto com seus pais. Foi o responsável pelas obras da igreja matriz de Caçapava do Sul, começadas em 15 de agosto de 1815, em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, onde ele dirigia os trabalhos, orientando operários e escravos na obra do prédio em estilo barroco-colonial. Em 1832 foi nomeado vigário eclesiástico, tendo atuado em São Gabriel, Santana da Boa Vista, Bagé e Alegrete, durante 26 anos.

Foi eleito deputado provincial, junto com seu irmão brigadeiro Olivério José Ortiz, para a 1ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul.

Quando começou a Revolução Farroupilha aderiu ao movimento. Foi ele que celebrou a missa solene que proclamou a cidade de Caçapava do Sul, como nova sede do governo revolucionário.

Durante a revolução, os farroupilhas decidiram separar-se da corte completamente, inclusive nomearam um Vigário Apostólico, o padre Francisco Chagas, que negou obediência ao bispo do Rio de Janeiro, criando um cisma na igreja católica no Rio Grande do Sul. Após o fim da revolução, o padre Fidêncio foi encarregado pelo bispo do Rio a rever todos os atos e documentos sancionados pelo padre Chagas, considerados ilegais. Nesta época foi elevado a Visitador Diocesano para as comarcas de Caçapava, Alegrete, Uruguaiana, Santa Maria da Boca do Monte e Missões, localidades que visitava anualmente para crismar fiéis. Aposentou-se aos 72 anos e foi viver na estância da Figueira, em Caçapava.

Morreu após uma queda de cavalo. Seus bens ficaram para afilhados e pessoas pobres do município. Era rico por herança da família que possuía léguas de campos nas margens do rio Capivari, em Rio Pardo e também nas nascentes do rio Irapuá, Guarda Velha e margens do rio Camaquã.

Fonte: WP

view all

Fidêncio José Ortiz da Silva's Timeline

1787
1787
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
1864
February 10, 1864
Age 77
Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil