Filipe de Sousa Holstein, 1.º marquês de Monfalim

Is your surname de Sousa Holstein?

Research the de Sousa Holstein family

Filipe de Sousa Holstein, 1.º marquês de Monfalim's Geni Profile

Records for Filipe de Sousa Holstein

424 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Filipe de Sousa Holstein, 1.º marquês de Monfalim

Bacharel formado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi Deputado da Nação, Oficial-Mor da Casa Real em 1858, elevado a Par do Reino em 1874, Comendador da Imperial Ordem da Rosa, do Brasil, etc. O título de 1.º Marquês de Monfalim foi-lhe concedido por Decreto de D. Luís I de Portugal de 9 de Agosto de 1861. Era já Marquês Honorário por Decreto de D. Pedro V de Portugal de 8 de Agosto de 1860, concessão feita aos filhos mais novos dos 1.ºs Duques de Palmela, a exemplo do que era uso em certas Casas Ducais, e usou as Armas dos Duques de Palmela: de Sousa dos Senhores de Arronches; timbre: de Sousa dos Senhores de Arronches; Coroa de Marquês.3 Casamento[editar]

Casou a 29 de Julho de 1861 com sua sobrinha materna Eugénia Maria Filomena Brandão de Melo Cogominho Correia de Sá Pereira de Lacerda do Lago Bezerra e Figueiroa (Lisboa, Encarnação, 21 de Maio de 1840 - Lisboa, Lumiar, Quinta das Camélias, 30 de Junho de 1900), 4.ª Condessa e 3.ª Marquesa de Terena e 3.ª Viscondessa de São Gil de Perre por direito próprio como filha herdeira dos 3.ºs Condes e 2.ºs Marqueses de Terena e 2.ºs Viscondes de São Gil de Perre, sem geração. Não tiveram sucessão, pelo que a Representação do título de Marquês de Monfalim se incorporou na Casa Palmela, seguindo a Representação dos pessoais da Marquesa para a Casa dos Condes de Bertiandos, seus imediatos sucessores neles.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_de_Sousa_e_Holstein

D. Filipe de Sousa e Holstein (Lisboa, Mártires, 26 de Dezembro de 1841 - Oleiros, Madeirã, 22 de Fevereiro de 1884), 1.º Marquês de Monfalim, foi um político português.

§Família[editar | editar código-fonte] Décimo quinto dos filhos e filhas (o caçula) de D. Pedro de Sousa Holstein, 1.º Conde, 1.º Marquês e 1.º Duque de Palmela (antes 1.º Duque do Faial), e de sua mulher D. Eugénia Francisca Xavier Teles da Gama.

Era Bacharel formado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e foi Deputado da Nação, Oficial-Mor da Casa Real em 1858, elevado a Par do Reino em 1874, Comendador da Imperial Ordem da Rosa, do Brasil, etc.

O título de 1.º Marquês de Monfalim foi-lhe concedido por Decreto de D. Luís I de Portugal de 9 de Agosto de 1861. Era já Marquês Honorário por Decreto de D. Pedro V de Portugal de 8 de Agosto de 1860, concessão feita aos filhos mais novos dos 1.ºs Duques de Palmela, a exemplo do que era uso em certas Casas Ducais, e usou as Armas dos Duques de Palmela: de Sousa dos Senhores de Arronches; timbre: de Sousa dos Senhores de Arronches; Coroa de Marquês.

Casou a 29 de Julho de 1861 com sua sobrinha materna Eugénia Maria Filomena Brandão de Melo Cogominho Correia de Sá Pereira de Lacerda do Lago Bezerra e Figueiroa (Lisboa, Encarnação, 21 de Maio de 1840 - Lisboa, Lumiar, Quinta das Camélias, 30 de Junho de 1900), 4.ª Condessa e 3.ª Marquesa de Terena e 3.ª Viscondessa de São Gil de Perre por direito próprio como filha herdeira dos 3.ºs Condes e 2.ºs Marqueses de Terena e 2.ºs Viscondes de São Gil de Perre, sem geração.

Não tiveram sucessão, pelo que a Representação do título de Marquês de Monfalim se incorporou na Casa Palmela, seguindo a Representação dos pessoais da Marquesa para a Casa dos Condes de Bertiandos, seus imediatos sucessores neles.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_de_Sousa_e_Holstein

view all

Filipe de Sousa Holstein, 1.º marquês de Monfalim's Timeline

1841
December 26, 1841
Lisbon, Lisbon, Portugal
1861
July 29, 1861
Age 19
1884
February 22, 1884
Age 42
Oleiros, Castelo Branco District, Portugal