Francisco Pereira Coutinho (b. - 1547) MP

public profile

Is your surname Pereira Coutinho?

Research the Pereira Coutinho family

Francisco Pereira Coutinho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Portugal
Death: Died in Itaparica, Bahia, Brazil
Cause of death: Devorado em festa antropofágica
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Francisco Pereira Coutinho

Francisco Pereira Coutinho (Portugal, 14?? - Itaparica, BA, 1547), foi um fidalgo português. Em função das suas rudes experiências e atividades em lutas, na expansão dos domínios portugueses, na África e Índia, em que se mostrou exemplo de obstinação e rigidez, ganhou a alcunha de "Rusticão".

Tendo recebido de D. João III a Capitania da Baía de Todos os Santos em 1534, chegou ao litoral da Bahia, no Brasil, em 1536, tendo conhecido Diogo Álvares, o "Caramuru", que vivia naquela região já há algum tempo.

Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra, em Salvador. Este arraial, doze anos depois, à época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha. Conflitos entre os colonos e os indígenas forçaram-no ao abandono da capitania, indo refugiar-se em Porto Seguro, com Diogo Álvares.

Um ano mais tarde, no retorno a embarcação em que viajavam foi danificada devido a uma forte tormenta. À deriva, chegou à praia de Itaparica, onde todos foram capturados pelos indígenas. Tendo o Caramuru sido libertado, Pereira Coutinho foi devorado numa festa antropofágica.

Pereira Coutinho deixou descendência em Portugal. Após a sua morte, o seu filho quis ocupar o seu lugar como Capitão-donatário, o que a Coroa Portuguesa não autorizou, dando lugar a um conflito que acabou sendo resolvido com a concessão do morgado do juro real da Redízima da Baía. A 11ª senhora deste morgadio, D. Ana Felícia Coutinho Pereira de Sousa Tavares da Horta Amado e Cerveira veio a casar com José de Seabra da Silva, sendo pais de Manuel Maria da Piedade Coutinho Pereira, 1º Visconde da Bahia, de juro e herdade (1796) e 1º Conde da Bahia (1833).

Toda a ascendência de Francisco Pereira Coutinho e de seus descendentes, até ao primeiro Conde da Bahia e Visconde da Bahia foi publicada por seus descendentes Nuno Gorjão-Henriques e Miguel Gorjão-Henriques (2 vols.), Lisboa: 2006.

view all

Francisco Pereira Coutinho's Timeline