Francisco Rodrigues Penteado

public profile

Is your surname Rodrigues Penteado?

Research the Rodrigues Penteado family

Francisco Rodrigues Penteado's Geni Profile

Records for Francisco Rodrigues Penteado

556,940 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Francisco Rodrigues Penteado

Birthdate:
Birthplace: Pernambuco, Brazil
Death: Died
Immediate Family:

Son of Manoel Correia and NN
Husband of Clara de Miranda
Father of Francisco Rodrigues Penteado, II; Antônio Rodrigues Penteado; José Correia Penteado; João Correia Penteado; Andreza Leite and 2 others

Managed by: Paulo H Hermanny Jobim
Last Updated:

About Francisco Rodrigues Penteado

De Genealogia Paulistana Vol III pp. 368:

Segundo escreveu Pedro Taques "A Nobre família de Penteados teve origem em S. Paulo em Francisco Rodrigues Penteado, natural de Pernambuco, para onde veio ser morador seu pai Manoel Corrêa com casa, saindo de Lisboa; e em Pernambuco se estabeleceu com negocio grande. Tendo este filho Francisco Rodrigues Penteado já bem instruído em artes liberais, sendo excelente e com muito mimo na de tanger viola, e destro na arte da música, seu pai o mandou a Lisboa sobre dependência de uma herança que ali tinha; o filho, porém, vendo-se em uma corte das mais nobres da Europa e com prendas para conciliar estimação, cuidou só no estrago que fez do cabedal que recebeu, consumindo em bom tratamento e amizades: Refletindo depois que não estava nos termos de dar satisfação da comissão com que passara de Pernambuco a Lisboa, embarcou na frota do Rio de Janeiro com Salvador Corrêa de Sá e Benevides em 1648, o qual tendo de passar a Angola, como passou, para a restaurar dos holandeses, o deixou na cidade do Rio muito recomendado pelo interesse de instruir nos instrumentos músicos a suas filhas e ao filho mais velho Martim Corrêa com quem estava unido pela igualdade dos anos. Do Rio de Janeiro, pela demora em Angola do dito Salvador Corrêa de Sá, que ficou feito general daquele reino, passou para a vila de Santos Francisco Rodrigues Penteado; e já desta vila subia para S. Paulo contratado para casar com uma sobrinha de Fernando Dias Paes, que foi quem o ajustou para este contrato". Depois de casado estabeleceu-se com fazenda de cultura no termo da vila de Parnaíba.

Casou-se Francisco Rodrigues Penteado em S. Paulo com Clara de Miranda f.ª de Antonio Rodrigues de Miranda, natural de Lamego, e de Potencia Leite, à pág. 135. Faleceu Francisco Rodrigues Penteado em 1673 com seu testamento em Parnaíba e sua mulher Clara de Miranda em 1682.

De "As Capellas de Araçariguâma e seus Fundadores" por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, e um dos visitadores da igreja da Araçariguama. Faz parte de uma série de livretos, sobre a fundação de diversas paróquias do estado, compilada por D. Duarte com o nome de "Notas de História Ecclesiástica", publicada em 1916:

Cabe a primazia da fundação de Araçariguâma a Francisco Rodrigues Penteado, o velho, natural de Pernambuco, exímio no tanger da vióla e destro na arte da música, em que pese aos que, na esteira de Azevedo Marques, attribuem o primeiro povoamento a um seu filho de igual nome e appellido.

De facto. Tendo fallecido em Parnahyba, em 1737, não poderia Rodrigues Penteado, o môço, marido de D. Anna Ribeiro Leite, ter fundado a povoação e capella em 1653, ou seja a 84 annos de distância.

Estabelecendo-se em Parnahyba, após o seu casamento com D. Clara de Miranda, filha de Antônio Rodrigues de Miranda e de D. Potência Leite, teve ahi grandes culturas que se estendiam á sua fazenda de Araçariguâma.

Falleceu a 13 de novembro de 1678, deixando do seu consórcio, além de outros, um filho de igual nome, notável sertanista, enriquecido na exploração de ouro em Minas Geraes, casado com sua Prima, D. Anna Ribeiro Leite.

No citado provimento de fevereiro de 1768, refere-se o visitador Antônio José de Abrêu, a uma D. Maria Ribeiro Leite, que havia legado a importância de trezentos mil réis á capella de N. Senhora da Piedade. Si é que houve erro do visitador, trocando-lhe o nome de Anna por Maria, seria essa senhora a própria mulhér de Rodrigues Penteado, o môço, nora portanto do fundador. Essa hypóthese é, aliás, perfeitamente admissível, considerando-se que a administração das capellas e igrêjas costumava transmittir-se aos descendentes dos seus fundadôres.

Como quer que seja, a julgar pelo avultado da doação, Anna ou Maria Ribeiro Leite devêra ter sido pessôa de qualidade e abastança, intimamente ligada á família de Rodrigues Penteado.

view all

Francisco Rodrigues Penteado's Timeline