Francisco Xavier Paes de Barros

Is your surname Paes de Barros?

Research the Paes de Barros family

Francisco Xavier Paes de Barros's Geni Profile

Records for Francisco Xavier Paes de Barros

2,589 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Francisco Xavier Paes de Barros

http://ospaesdebarrossaopaolo.blogspot.com.br/search/label/historia%20de%20Sorocaba

Biografia Francisco Xavier Paes de Barros Pouco se sabe sobre o capitão Francisco Xavier Paes de Barros:

Francisco Xavier Paes de Barros, conhecido por Capitão Chico de Sorocaba,nasceu ca. 1794 em Itu. Casou-se a primeira vez com Rosa Cândida de Aguiar. Após o falecimento desta, desposou a cunhada Anna de Aguiar, irmã mais velha de Rosa. Enviuvando pela segunda vez, o capitão Chico casou-se com Andreza Lopes de Oliveira. Faleceu o 3 de outobre 1875 em Sorocaba. (leia mais falecimento Francisco Xavier Paes de Barros (pai))

O Capitão Chico era irmão do Barão de Itu (Bento Paes de Barros) e do Barão de Piracicaba (Antonio Paes de Barros), homens que tiveram um papel importante no decorrer do processo de independência do Brasil, quando o Brasil se separaou de Portugal, em 1822. Eram filhos de Antonio de Barros Penteado e netos de Fernando Paes de Barros (6° avô de Tiffany) bandeirante que descobriu ouro no rio Guaporé, Mato Grosso, nos anos 1730. Fernando era trineto de Pedro Vaz de Barros, que veio de Portugal para o Brasil em 1598, dando com sua mulher Luzia Leme origem à família Paes de Barros. Foi Capitão-Mór, governador de S. Paulo no início do século XVII. Genealogia Paulistana,Vol. III, Tit. Penteado, pag. 408 : 3-7 Capitão Francisco Xavier Paes de Barros, natural de Itu (o capitão Chico de Sorocaba), faleceu em 1875 em Sorocaba e foi casado 3 vezes:

1.ª em 1827 em Sorocaba com Rosa Candida de Aguiar Barros f.ª do coronel Antonio Francisco de Aguiar e de Gertrudes Eufrosina Ayres;

2.ª vez casou-se com Anna de Aguiar Barros, irmã de sua 1.ª mulher;

3.ª vez com Andreza Lopes de Oliveira, viúva de José da Silva Guimarães, f.ª de Antonio Lopes de Oliveira e de Maria Lauriana de Almeida.

Teve da 1.ª mulher os f.ºs. seguintes:4-1 Maria Candida casada com o tenente coronel Joaquim José de Oliveira, de Sorocaba, 4-2 Dr. Francisco Xavier Paes de Barros, barão de Tatuí, reside em S. Paulo neste ano de 1904 (meu trisavó, casado 1. vez com sua prima Gertrudes Eufrosina de Aguiar Barros, filha do 1° Barao de Itu, Bento Paes de Barros) 2. vez com Cerina de Souza e Castro, viuva do Barao de Itapetininga). 4-3 Raphael Aguiar de Barros, f.º de 3-7, casou-se com Anna Leopoldina de Oliveira Lopes, filha de Andreza Lopes de Oliveira (terceira esposa do pai Chico de Sorocaba) e 1.º marido José da Silva Guimarães, 4-4 Dr. Antonio Francisco de Aguiar Barros, falecido, foi casado com Genebra de Sousa Queiroz, sua prima, f.ª do barão e baronesa de Limeira. 4-5 João Aguiar de Barros casado com Amelia Lopes de Oliveira f.ª do coronel Antonio Lopes de Oliveira 4-6 Gertrudes Brazilica de Aguiar Barros, falecida, foi casada com Pedro Vaz de Almeida f.º do capitão Ignacio Dias de Arruda e de Manoela de Almeida. Com geração em Tit. Bicudo 4-7 Bento de Aguiar Barros, bacharel em direito, falecido em 1902 em S. Paulo foi casado com sua prima Francisca de Sousa Barros f.ª do dignitário Luiz Antonio de Sousa Barros e de sua 1.ª mulher Ilidia Mafalda de Sousa Barros, 4-8 Francisca Aguiar de Barros, última f.ª de 3-7 e da 1.ª mulher, casou-se com o coronel Antonio Augusto de Padua Fleury.

Da 2.ª mulher Anna de Aguiar não teve o capitão Francisco Xavier f.º algum.

Da 3.ª mulher Andreza Lopes de Oliveira teve os seguintes:4-9 Carlos Paes de Barros, engenheiro civil pela universidade de Cornell, E. Unidos da América, é fazendeiro com cultura de café em Santa Rita do Passa Quatro, casado com sua prima Alice de Sousa Queiroz f.ª do barão e baronesa da Limeira. 4-10 Brasilico Lopes de Barros, bacharel em ciências, casado com sua parenta Izabel de Sousa Mesquita, f.ª de Luiz de Mesquita Barros e de Clara de Paula Sousa, à pág. 388. 4-11 Fernão Paes de Barros falecido solteiro. 4-12 Maria Lopes de Barros, última f.ª do capitão Francisco Xavier n.º 3-7 e 3.ª mulher, casou-se com o doutor em medicina Manoel Lopes Monteiro, seu parente. Historico No período da primeira presidência, aos quinze de dezembro de 1831, Rafael Tobias de Aguiar sugeriu a criação da Guarda Municipal Permanente: cem praças, a pé e a cavalo e a cavalaria composta por trinta soldados e um tenente, embrião da Polícia Militar de São Paulo. Ainda durante esse período iniciou o romance com a Marquesa de Santos, vindo legalizar sua relação com dona Domitila de Castro Canto e Mello no dia 14 de junho de 1842, no oratório particular de sua mãe, sob as bênçãos do padre Romualdo José Paes, sendo o senador padre Diogo Antonio Feijó e Francisco Xavier de Barros testemunhas.

Segundo consta registrado em livro próprio, o casarão que abriga o Museu Histórico Sorocabano foi doado pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, como dote pelo casamento de sua irmã Rosa com o Capitão Chico. O casarão foi construído em 1780 e hospedou, entre outras personalidades ilustres, a Marquesa de Santos (Domitila de Castro) quando da realização de seu casamento com o Brigadeiro Tobias, em 1842. De objetos arqueológicos, passando pela etnologia, os primeiros bandeirantes que por aqui passaram; a instalação e atuação da Real Fábrica de Ferro Ipanema, o Ciclo do Tropeirismo, a Revolução Liberal de 1842, a implantação da indústria têxtil, tudo isso está registrado no Museu Sorocabano. Casado com a Marquesa de Santos, o Brigadeiro Tobias nunca se fixou no lugar. Ele impregnou o local de variadas histórias com um dos maiores traços da cultura sorocabana: o tropeirismo. (Fontes:Enciclopedia Sorocabana, Jornal Cruzeiro do Sul e Museu historico e geografico de Sorocaba)

view all 18

Francisco Xavier Paes de Barros's Timeline

1795
May 26, 1795
Itu, Itu, São Paulo, Brazil
1795
Itu, Itu, São Paulo, Brazil
1829
September 6, 1829
Age 34
Sorocaba, São Paulo, Brazil
1831
May 24, 1831
Age 36
Sorocaba, São Paulo, Brazil
1836
March 6, 1836
Age 41
1842
May 24, 1842
Age 47
1853
March 27, 1853
Age 58
Sorocaba, Sorocaba, São Paulo, Brazil
1854
July 22, 1854
Age 59
Sorocaba, São Paulo, Brazil
1856
January 13, 1856
Age 61
Sorocaba, São Paulo, Brazil
1857
November 30, 1857
Age 62
Sorocaba, São Paulo, Brazil