Francisco de Castelo-Branco

Is your surname de Castelo-Branco?

Research the de Castelo-Branco family

Francisco de Castelo-Branco's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Francisco de Castelo-Branco

Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon District, Portugal
Death: Died in São Luís, Maranhao, Brazil
Immediate Family:

Son of Antonio de Castelo-Branco da Cunha, 11º senhor de Pombeiro and Maria da Silva, 9ª senhora de Belas
Husband of Maria Eugenia de Mesquita and NN
Father of Clara da Cunha e Silva Castelo Branco; Ana Castelo Branco de Mesquita; Maria do Monte Serrate Castelo Branco and Manuel de Castelo Branco
Brother of Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro and Ana da Silva

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Francisco de Castelo-Branco

(1) Sobre as origens e povoamento das glebas do hoje município de Campo Maior, incontestavelmente, não se pode negar a valiosa e decisiva contribuição da família Castelo Branco.O início dessa família, pelo que se tem notícia histórica e documental, foi a partir da chegada ao Brasil de Dom Francisco Castelo Branco, e depois, por meio dos seus descendentes que se multiplicaram, principalmente, na região Norte do Piauí.

O “brasilianista” americano, John W. F. Dulles, no seu livro “Castelo Branco – O Caminho para a Presidência”, edição de 1979, nos fala sobre D. Francisco da Cunha Castelo Branco e afirma: “Em 1693 o nome de Castelo Branco foi trazido de Portugal para o Brasil. Quem o trouxe foi Francisco da Cunha Castelo Branco, que recebeu de seu soberano a incumbência de reforçar a guarnição portuguesa da Capitania de Pernambuco. Após receber novas ordens quando se encontrava em Recife, Francisco seguiu para o Maranhão para ajudar na defesa dessa Capitania contra as incursões dos holandeses e dos franceses.

Com suas três filhas, ele sobreviveu a um naufrágio durante a viagem, mas perdeu sua esposa e seus haveres. Depois de chegar ao Maranhão, Francisco foi para o que é hoje o Piauí para a fim de recuperar-se de seus prejuízos através da agricultura e da criação de gado, ainda que tendo para isso de lutar contra bandos de gentios (índios)”.

Nos primórdios e períodos mais hostis das lutas de conquistas do Norte do Piauí e, notadamente, em Santo Antônio do Surubim (Bitorocara,Campo Maior), particularmente até 1713 não são encontrados registros da participação dos Castelo Branco. Ao que se sabe, a partir de 1714 é que se noticia sobre essa família, com o casamento de Manuel Carvalho de Almeida com dona Clara da Cunha e Silva Castelo Branco, filha de Francisco da Cunha Castelo Branco e de dona Maria Eugênia de Mesquita. Naqueles tempos era Manuel Carvalho de Almeida, Comissário Geral da Cavalaria do Piauí e havia sido companheiro e auxiliar imediato de Bernardo de Carvalho e Aguiar nas lutas pelas conquistas e pacificação do Norte da Província do Piauí.

De acordo com as afirmativas históricas do Pe. Cláudio Melo, o fundador de José de Freitas, “Manuel Carvalho de Almeida, é também pai dos Castelo Branco de Campo Maior”. Para outros historiadores, desse tronco genealógico, passando por Campo Maior os Castelo Branco penetraram para o Norte, chegaram aos municípios de Barras, Esperantina e ao litoral piauiense.

Fonte: http://bitorocara.blogspot.com.br/2009/02/sobre-as-origens-e-povoamento-das.html

2) Dom Francisco da Cunha Castello Branco, que vindo de Pernambuco, após passar pelo Maranhão, estabeleceu-se na Bitoracara (Campo Maior).

Fonte: fragmentos de http://poetaelmar.blogspot.com.br/2011/04/respeito-de-alcenor-rodrigues-candeira.html

view all

Francisco de Castelo-Branco's Timeline

????
Lisbon, Lisbon, Portugal
????
Lisboa, Lisboa, Portugal
????
Lisbon, Lisbon District, Portugal
????
Lisbon, Lisbon District, Portugal
????
Brazil
????
????
????
São Luís, Maranhao, Brazil