Gabriel de Lara

Is your surname de Lara?

Research the de Lara family

Gabriel de Lara's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Gabriel de Lara

Birthdate:
Birthplace: Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
Death: Died
Immediate Family:

Son of Diego Ordóñez de Lara and Antonia de Oliveira
Husband of Brígida Lourenço
Father of Antonio de Lara
Brother of Manoel de Lara and Maria de Oliveira
Half brother of Francisco Fernandes de Oliveira, Padre

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Gabriel de Lara

Gabriel de Lara foi um sertanista paulista natural de Santana do Parnaíba que fundou arraiais e vilas no sul do Brasil. Silva Leme descreve sua família no volume Vol VIII - Pág. 485 Cap. 2.º § 2.º (Título Oliveiras) e Vol VI pág 508 § 6.º (Tit. Carrascos) da sua «Genealogia Paulistana». Filho do espanhol Diogo de Lara e da paulista Antônia de Oliveira, filha de Antonio de Oliveira Gago, desde adolescente percorrera os sertões na bandeira de Antônio Pedroso de Alvarenga ao Paraupava em 1616 e foi casado com Brígida Gonçalves.

Esteve na famosa bandeira de resgate pelo rio Itiberê, em cujas margens ergueu o pelourinho e fundou a vila de Paranaguá em 1648. Em 1640 mandaram-no erguer na costa de Paranaguá um posto avançado contra a invasão de estrangeiros, fundando arraial na ilha da Cotinga, para também poder se defender dos índios carijós.

Em 3 de dezembro de 1641 fundou a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, atual cidade de São Francisco do Sul, Santa Catarina

E no ano de 1646 descobriu ouro nos campos de Curitiba, em cinco ribeiros, que chamou minas de Peruna, tendo-as dado em manifesto junto ao capitão-mor de São Paulo, sendo então nomeado primeira autoridade na região.

O general das canoas da costa, Eleodoro Ébanos Pereira, foi mandado pelo administrador-geral das Minas Duarte Correia Vasqueanes examinar pessoalm/ente as minas e a 20 de setembro de 1649 ouviu em autos as principais pessoas do lugar sobre tal merecimento.

Em 1656 Lara foi nomeado capitão-mor governador da nova capitania criada nas paragens e tomou posse a 15 de maio de 1660.

Morreu em 1682.

Fonte: WP

view all

Gabriel de Lara's Timeline

1682
1682
????
Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
????
????