Garcia Rodrigues (1490 - c.1545) MP

‹ Back to Rodrigues surname

Is your surname Rodrigues?

Research the Rodrigues family

Garcia Rodrigues's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Place of Burial: Porto, Porto District, Portugal
Birthplace: Porto, Portugal
Death: Died in Porto, Porto District, Portugal
Occupation: Don, Alderman, judge, almotacé (inspector of weights and measures), member of the city council of Santo André da Borda do Campo
Managed by: Antônio João CALDAS
Last Updated:

About Garcia Rodrigues

Luiz Gonzaga da Silva Leme, Genealogia Paulistana, Volume VII - Pág. 396 (http://buratto.org/paulistana/Garcias_1.htm)

Teve começo esta família em Garcia Rodrigues e sua mulher Izabel Velho, naturais do Porto, que vieram a S. Vicente trazendo em sua companhia f.ºs e f.ªs; entre os filhos veio o padre Garcia Rodrigues Velho, que por sua importância e prestígio conseguiu para suas irmãs casamentos com pessoas da primeira nobreza em S. Paulo. Teve q. d.:

  1. Maria Rodrigues
  2. Izabel Velho
  3. Domingos Rodrigues Velho
  4. Padre Garcia Rodrigues Velho
  5. Padre Gabriel Garcia
  6. Padre Jorge Rodrigues
  7. Francisco Rodrigues Velho
  8. Antonio Rodrigues Velho
  9. Messia Rodrigues
  10. Agostinha Rodrigues Velho
  11. Izabel Rodrigues 

--------------------

Em 1698, Garcia Rodrigues abre um caminho que passa a ser conhecido como "caminho novo", estabelecendo uma ligação mais rápida e direta com Minas Gerais. Garcia Rodrigues e sua mulher Izabel Velho, naturais do Porto, que vieram a São Vicente trazendo em sua companhia F.os e F.as, entre os filhos o padre Garcia Rodrigues Velho, que por sua importância e prestígio, conseguiu para suas irmãs casamentos com pessoas da primeira nobreza em São Paulo -------------------- Veio do Porto - Portugal para a capitania de Sao Vicente trazendo filhos e filhas , entreo os quais viram Padre garcia Rodrigues Velho . Garcia Rodrigues e Isabel Velho sao os trocos da familia Garcia Velho de Sao Paulo -------------------- Garcia Rodrigues foi casado com Isabel Velho, ambos naturais do Porto (reino de Portugal). Vieram já casados para São Vicente, por volta de 1540. Já tinham filhos e filhas casados (segundo informam Pedro Taques e Silva Leme). Garcia Rodrigues morou em Santo André da Borda do Campo, onde, embora analfabeto, foi vereador em 1555, juiz ordinário interino em 1556, almotacel em 1557. Em 1558 tomou parte em ajuntamento dos homens bons. Passou para São Paulo e ali foi vereador em 1561 e 1563, sendo que, neste ano, o Conselho fez reunião em sua residência. Foi almotacel em 1562 e 1564. No ano de 1575, foi louvado para, como perito, examinar a casa do Conselho (Livro de atas da Câmara de São Paulo, vol. I, pág. 83); em 1576 e 1578, esteve em ajuntamentos e, em 1580, ainda era vivo (Livro de Atas da Câmara de São Paulo, vol. I, pág. 169). Consta que, depois de 1580, com cerca de 80 anos de idade, levou a família para Santos, onde morou, pois é tradição corrente na época que, em sua casa, o Venerável Padre Anchieta fez um milagre, sendo chamado de São Vicente, a pedido de um «brasil», que ressuscitou para ser batizado.

Garcia Rodrigues faleceu em 1590, ano em que filhos seus voltaram para São Paulo. Com a sua morte, passou para seu filho homônimo o domínio de uma data de terrenos, que ele possuía no caminho da Tabatinguera (Registros — vol. VII, pág. 22), hoje movimentadíssimo logradouro público da nossa imensa metrópole.

view all 15

Garcia Rodrigues's Timeline

1490
1490
Porto, Portugal
1528
1528
Age 38
1545
1545
Age 55
Porto, Porto District, Portugal
1547
1547
Age 55
Porto, Porto District, Portugal
1573
1573
Age 55
Porto, Porto District, Portugal
????
Porto, Porto District, Portugal
????
Porto, Porto District, Portugal
????
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????
Porto, Portugal
????