Manoel Francisco dos Santos (1933 - 1983) MP

‹ Back to dos Santos surname

View Manoel Francisco dos Santos's complete profile:

  • See if you are related to Manoel Francisco dos Santos
  • Request to view Manoel Francisco dos Santos' family tree

Share

Nicknames: "Garrincha"
Birthplace: Pau Grande, Magé, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Cause of death: Cirrose hepática
Occupation: Jogador Profissional de Futebol
Managed by: Diego de Moraes Moreira (C)
Last Updated:

About Manoel Francisco dos Santos

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas.

De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manuel dos Santos era natural de Pau Grande, um distrito de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com o pássaro de mesmo nome, muito comum na região.

Com quatorze anos de idade, começou a jogar amadoramente no Esporte Clube Pau Grande e seu talento, já manifestado, despertou a atenção de Arati: um ex-jogador do Botafogo. Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, o qual já era um renomado jogador.

Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos pois sua capacidade de driblar e envolver seus adversários era impressionante. Pelo Brasil perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da Fifa, em eleição que contou com votos de jornalistas do mundo inteiro.

Fonte/source: http://pt.wikipedia.org/wiki/Garrincha

view all

Garrincha's Timeline

1933
October 18, 1933
Magé, Rio de Janeiro, Brazil
1983
January 20, 1983
Age 49
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil