Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, barão de Geraldo de Resende e de Iporanga

Is your surname Ribeiro de Sousa Resende?

Research the Ribeiro de Sousa Resende family

Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, barão de Geraldo de Resende e de Iporanga's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, barão de Geraldo de Resende e de Iporanga

Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, primeiro e único barão de Geraldo de Resende e de Iporanga, (Rio de Janeiro, 19 de abril de 1846 — Campinas, 1 de outubro de 1907) foi um nobre brasileiro e proprietário rural.

Foi fazendeiro em Campinas, onde recebeu a Fazenda Santa Genebra como herança. Do avô materno, herdou a fazenda Rio das Pedras. As duas fazendas, Santa Genebra e Rio das Pedras, deram origem ao distrito de Barão Geraldo, em Campinas, assim chamado em sua homenagem. O barão de Geraldo de Resende era conhecido por ser um grande produtor de café do Estado de São Paulo e ao mesmo tempo um grande escravocrata, conhecido por punir exemplarmente seus escravos pela menor desobediência e relatos cruéis são encontrados hoje em livros no Centro de Memória da Unicamp, o órgão encarregado em preservar a história e cultura da região em questão.

Geraldo de Resende era amigo íntimo de D. Pedro II e do abastado e poderoso latifundiário, Francisco Garcia Borges e de seu filho Firmino Garcia Borges. Foi vereador em Campinas entre 1883 e 1886, pelo Partido Conservador, e deputado geral do Parlamento Nacional, pouco antes da Proclamação da República, após o que, retirou-se da vida política e passou a se dedicar à cultura de café em sua fazenda, a Santa Genebra. Geraldo de Resende ficou conhecido como o "Barão do Café, por excelência”. Sua fazenda, na época, era considerada modelo de inovação, com maquinaria avançada e modernas técnicas agrícolas.

O sobrado majestoso que ostentava era confortável e de estética arrojada, tendo recebido ilustres visitas como a do conde D'Eu; o contra-almirante G. Fournier, comandante da Divisão Naval francesa no Atlântico; o conde Lalaing, ministro da Bélgica; W. Pocom, cônsul dos Estados Unidos da América; conde Antonelli, ministro da Itália; conde Michel de Giers, ministro da Rússia; Manuel Ferraz de Campos Sales, então presidente da província de São Paulo. A Companhia Carril Agrícola Funilense foi fundada em 24 de agosto de 1890, e teve o barão de Geraldo de Resende como primeiro presidente da companhia. Os trilhos começavam no bairro Guanabara, em Campinas, passavam no centro do atual distrito de Barão Geraldo, em seguida passavam pela atual cidade de Paulínia e chegavam até Cosmópolis (então distritos de Campinas), sendo inaugurados em 18 de setembro de 1899. Tal ferrovia nunca deu lucro, levando o barão de Geraldo de Resende e os outros sócios à falência.

Em função dos grandes gastos com a família e com seus empreendimentos, entrou em falência e, para saldar as dívidas, Santa Genebra foi leiloada. Tal fato levou o barão Geraldo de Resende a cometer suicídio com veneno, na sede de sua fazenda, em 1 de outubro de 1907.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geraldo_Ribeiro_de_Sousa_Resende

view all 12

Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, barão de Geraldo de Resende e de Iporanga's Timeline

1846
April 19, 1846
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1877
March 23, 1877
Age 30
Campinas, Campinas, São Paulo, Brazil
1898
month_error 1, 1898
Age 52
Campinas, São Paulo, Brazil
1907
October 1, 1907
Age 61
Campinas, São Paulo, Brazil
????
????
????
????
????
????