Gildásio Amado (1906 - 1976)

public profile

1

Matches

0 0 1
Adds sibling(s).

View Gildásio Amado's complete profile:

  • See if you are related to Gildásio Amado
  • Request to view Gildásio Amado's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Itaporanga, Paraíba, Brazil
Death: Died
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Gildásio Amado

O professor Gildasio Amado nasceu em Sergipe, na cidade de Itaporanga, no dia 31 de agosto de l906. Desde cedo sentiu-se atraído pelos ideais da educação e logo tornou-se um nome consagrado no magistério brasileiro, sendo um profundo conhecedor dos problemas educacionais do País. Por muitos anos foi professor do Colégio Pedro II, lecionando também no ensino médio do Estado da Guanabara e na Faculdade Nacional de Filosofia da ex-Universidade do Brasil.

Em razão de seu interesse pelas questões educacionais, exerceu funções de relevo em vários orgãos do Ministério da Educação e Cultura, sendo membro e presidente da antiga Comissão Nacional do Livro Didático; diretor da ex-Diretoria do Ensino Secundário, no período de 1956 a 1968; assessor técnico do Departamento de Ensino Fundamental e chefe da Assessoria do Ensino de 1º grau em 1971. Foi representante do Brasil no Seminário sobre Educação Média na América Latina, realizado pela UNESCO em Quito, no Equador, em dezembro de 1968. Em 1970 e 1971 participou dos grupos de trabalho para a reforma do ensino de 1º e 2º graus, e em 1972 foi membro do grupo de trabalho encarregado de definir a política do Ensino Supletivo. Todo esse empenho em prol da Educação lhe valeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

A passagem do professor Gildasio Amado pela Diretoria do Ensino Secundário foi marcada por uma série de iniciativas pioneiras, dentre as quais cabe mencionar a instituição, em 1957, antes portanto da "Lei de Diretrizes e Bases", das "classes experimentais" no ensino secundário. Foi esta a primeira tentativa de flexibilizar o currículo e introduzir maior autonomia escolar no então rígido ensino secundário do país. Suas propostas no sentido da formação de um núcleo comum no ensino médio e da inclusão de matérias técnicas no ginásio acadêmico foram acolhidas na Lei de Diretrizes e Bases de 1961. Sua atuação naquela Diretoria fez-se notar ainda pela conceituação e aplicação prática do ginásio orientado para o trabalho ou ginásio polivalente, para o qual criou os Centros de Treinamento de Professores de Práticas de Trabalho (industrial, comercial e agrícola).

A luta deste baluarte da educação em nosso País, em prol de um ensino de qualidade, só chegou ao fim quando as luzes de sua vida se apagaram. O professor Gildasio Amado faleceu no dia 03 de maio de 1976. Seus ideais, seu empenho, sua fibra de educador, porém, permanecem vivos na história da Educação brasileira e nos entremeios do processo educativo ainda vigente no ensino atual. União de Educação e Cultura Gildasio Amado.

Fonte: (http://familiaamadogenealogia.blogspot.com.br/2009/01/o-professor-gildasio-amado-nasceu-em.html)

view all

Gildásio Amado's Timeline

1906
August 31, 1906
Itaporanga, Paraíba, Brazil
1976
May 3, 1976
Age 69
????