Giuzeppe Vivacqua, o Velho (故人)

public profile

View Giuzeppe Vivacqua, o Velho's complete profile:

  • See if you are related to Giuzeppe Vivacqua, o Velho
  • Request to view Giuzeppe Vivacqua, o Velho's family tree

共有

Nicknames: "José Vivacqua"
Birthdate:
Birthplace: Castelluccio Superiore, Basilicata, Italy
Death: Died in [object Object], ES, Brazil
Managed by: angela vieira
Last Updated:

About Giuzeppe Vivacqua, o Velho

José Vivacqua, o velho, natural de Castellucio Superiori, chegou ao Brasil em 1873, e tendo contraído a febre amarela, permaneceu no Rio de Janeiro até 1878, quando se transferiu para o arraial do Espírito Santo do Rio Pardo, hoje Moniz Freire, sede do município do mesmo nome. Aí, ficou sete anos. Depois, foi buscar a família: Dª Margarida Miglione Vivacqua, sua esposa, e os filhos: Egidio, Brás, José e Filomena. Antonio ficou na Itália; veio depois. Em Moniz Freire, nasceram Manoel, Mariarcangela, Pedro e Maria.

Trabalhadores e decididos, prosperaram, à custa de sacrifícios. Domingos veio, em 1876. Com o seu cajado e sua coragem, dominou os desordeiros que infestavam a região. Impôs a ordem. Era filho do primeiro matrimônio de José Vivacqua.

Aos poucos, a família foi-se transferindo para Castelo, que se tornou o centro dos seus negócios. Espalhou-se, ainda, em Cachoeiro do Itapemirim, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

José Vivacqua muito se distingiu no comércio de café. Participou, com o Conde Siciliano, dos trabalhos relativos à primeira valorização oficial do café.

Deixou descendentes ilustres, dentre os quais o Dr. Atílio Vivacqua, filho de Antonio, casado com Dª Etelvina Monteiro Vivacqua. Atílio Vivacqua foi Senador e muito honrou o Espírito Santo, na política e na Jurisprudência. Seu irmão, Antonio, atualmente professor da Universidade Federal de Brasília, é inventor de inúmeras soluções interessantes para vários problemas, conforme citações em revistas técnicas americanas, francesas, alemãs etc.

(http://www.portalitalia.com.br/historia/es/alegre.asp)