Gonçalo Aires Ferreira

Is your surname Aires Ferreira?

Research the Aires Ferreira family

Gonçalo Aires Ferreira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Gonçalo Aires Ferreira

Birthdate:
Birthplace: Paços de Ferreira, Porto, Portugal
Death: Died in Funchal, Madeira, Portugal
Immediate Family:

Son of Gomes Ferreira, 3º senhor de Cavaleiros and Isabel Pereira de Lacerda
Husband of Isabel Ferreira
Father of Belchior Gonçalves Ferreira; Eva Gomes Ferreira; Adão Gonçalves Ferreira; Gaspar Gonçalves Ferreira; Guiomar Ferreira and 2 others
Brother of Martim Ferreira, 4º senhor de Cavaleiros
Half brother of Paio Correia; Francisco Correia; João Correia de Lacerda; Branca Correia; Diogo Correia de Lacerda and 3 others

Occupation: Escudeiro
Managed by: Private User
Last Updated:

About Gonçalo Aires Ferreira

Gonçalo Aires Ferreira (Paços de Ferreira, Porto, 1407 -- Santa Clara, Funchal, Madeira, ?)

Natural de Paços de Ferreira, era filho de Gomes Martins Ferreira, senhor da Quinta de Cavaleiros e morgado dos Cavaleiros, do Porto, e de D. Isabel Pereira de Lacerda.

Companheiro de João Gonçalves Zarco, em 1418 participou no descobrimento da ilha da Madeira. Ali, deu o seu nome a uma ribeira, que explorou. É-lhe atribuída a autoria do Descobrimento da Ilha da Madeira, que serviria de base a Gaspar Frutuoso para escrever um dos volumes da obra Saudades da Terra. Foi pai das primeiras crianças que nasceram na ilha, os gémeos Adão e Eva, que se ligariam a algumas das principais famílias da Madeira e de Porto Santo.


Gonçalo Aires Ferreira, who had accompanied João Gonçalves Zarco on his voyage when Madeira was discovered in 1420, was the father of the first children to be born on Madeira. The children, twins, were born in 1425 and were appropriately named Adam and Eve.

In 1470, a small chapel was built by the twins on a ridge in the mountainside rising behind Funchal. It is believed that this chapel served a small community that was farming the surrounding land.

______________________

Segundo o ilustre investigador prof. Manuel Abranches de Soveral em origem dos Ferreira

http://www.soveral.info/mas/Ferreira.htm

Gonçalo Aires Ferreira, n. cerca de 1395, fidalgo da Casa do infante D. Henrique e um dos companheiros de João Gonçalves Zarco. Escreveu uma obra intitulada "Descobrimento da Ilha da Madeira", que não chegou a ser publicada, sendo nomeadamente referida na "História Insulana", de António Cordeiro, e em "Saudades da Terra", de Gaspar Frutuoso. Este diz que Gonçalo Aires Ferreira foi o primeiro homem a quem nasceram filhos na Madeira, a quem deu os nomes de Adão e Eva (Gonçalves Ferreira).

era filho de Aires Ferreira, por seu turno filho de Estêvão Ferreira e Mecia Anes, Neto de Pedro Ferreira e de D. Inês Rodrigues, bisneto de Esatêvão Pires Ferreira e Margarida Esteves "do Casal", trineto do primeiro dos Ferreiras nobres conhecidos: 1. Pedro Gonçalves Ferreira, "miles" (cavaleiro fidalgo), certamente descendente dos Souza, como ficou dito. Nasceu cerca de 1211 e faleceu depois de 15.5.1290, sendo ainda referido nas inquirições de 1288. Documentado nas Inquirições de 1258 como Pedro Ferreira, "miles", onde se diz que defendia por honra o lugar de Vilar, em Eiriz, com seis casais, onde viviam herdadores. Devia também ser senhor da quintã de Vila Verde, igualmente em Eiriz, que seu neto possuía e que nas mesmas inquirições se diz que era de fidalgos e pertencera ao conde D. Mendo de Souza.

view all

Gonçalo Aires Ferreira's Timeline

1407
1407
Paços de Ferreira, Porto, Portugal
1440
1440
Age 33
1440
Age 33
1440
Age 33
Funchal, Madeira, Portugal
1440
Age 33
Portugal
1450
1450
Age 43
Madeira, Portugal
1470
1470
Age 63
Funchal, Madeira, Portugal
????
????
????