Gregório Francisco de Miranda, Barão de Abadia (1795 - 1850)

public profile

View Gregório Francisco de Miranda, Barão de Abadia's complete profile:

  • See if you are related to Gregório Francisco de Miranda, Barão de Abadia
  • Request to view Gregório Francisco de Miranda, Barão de Abadia's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Birthplace: São Salvador de Joanna , Arcebispado de Braga, Portugal
Death: Died
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Gregório Francisco de Miranda, Barão de Abadia

Gregório Francisco de Miranda, primeiro barão de Abadia, (Campos dos Goytacazes, 12 de setembro de 1794 — Campos dos Goytacazes, 25 de fevereiro de 1850) foi um fazendeiro e proprietário de engenho de cana-de-açúcar na região de Campos, além de sargento-mor das ordenanças da vila de São Salvador dos Campos dos Goitacases e tenente-coronel do 18º Batalhão de Milícias, destacando-se militarmente durante as turbulências do período regencial. Provedor da Santa Casa de Campos.

Filho do Sargento-Mor Gregório Francisco de Miranda (1736-1808) e de Mariana Francisca de Assunção Cruz Pinto (1753-1833), e irmão da baronesa de Lagoa Dourada. Casou-se com Maria Isabel de Gusmão, baronesa consorte de Abadia. Neto paterno de João Francisco de Miranda (1695-1769) e de Maria Lopes (1702-1760), naturais de Braga; e neto materno do Alferes Agostinho Francisco da Cruz e de Maria das Neves Pinto.

Títulos nobiliárquicos e honrarias

Agraciado como cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, além de ter recebido a comenda da Ordem de São Januário de Nápoles. Era Fidalgo da Casa Imperial.