Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná (1847 - 1916)

public profile

4

Matches

0 0 4
Adds additional photo(s), occupation, education and sibling(s).

View Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná's complete profile:

  • See if you are related to Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná
  • Request to view Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná

(1) Henrique Hermeto Carneiro Leão, primeiro e único barão de Paraná, (Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1847 – Rio de Janeiro, 16 de março de 1916) foi um médico e proprietário rural brasileiro, cujas terras concentravam-se na região de Sapucaia.

Filho de Honório Hermeto Carneiro Leão, marquês de Paraná, e de Maria Henriqueta Neto. Era irmão de Nicolau Neto Carneiro Leão, barão de Santa Maria, e de Maria Henriqueta Carneiro Leão, que se casou com Jerônimo José Teixeira Júnior, visconde do Cruzeiro. Casou-se com Zeferina Marcondes, com quem não teve filhos.

Fonte: Wikipédia

(2) A Família de origem portuguesa, da região do Porto, estabeleceu-se no Brasil na metade do século dezoito, principalmente em Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para Pernambuco veio Manuel Netto Carneiro Leão e para Minas seu irmão Antônio Netto Carneiro Leão, que adquiriu datas de terra no então Arraial de São Luiz e Santana de Paracatu, para exploração de ouro e onde amealhou considerável fortuna.

Henrique Hermeto Carneiro Leão, titular do Império pelo Decreto de 16 de maio de 1888, nasceu na Província do Rio de Janeiro em 22 de novembro de 1847 e faleceu em 16 de março de 1916.

Era filho de Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês do Paraná – Ministro do Império, e de Maria Henriqueta Carneiro Leão, era neto paterno do Coronel Nicolau Neto Carneiro Leão e de sua primeira esposa, Joana Severiana Augusta Leonor e neto materno de João Neto Carneiro Leme e Anna Maria Leme, natural do Tijuco, hoje Diamantina, dos Lemes de São Paulo.

O Barão era uma figura austera e imponente, com suas suíças impressionantes. Foi casado com Zeferina Marcondes, filha do Comendador Francisco Marcondes Machado e de Maria dos Remédios Marcondes Machado e com quem não teve filhos.

Fez o curso de Humanidades no Colégio Pedro II e em 1870 formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Foi adiantado fazendeiro no município fluminense de Sapucaia, onde com a morte de sua mãe, herdou a Fazenda do Lordello, banhada pelo córrego do Coruço e fica defronte a cidade de Além Paraíba. Foi um grande incentivador e colaborador do Dr. Paulo da Fonseca, para a construção do Hospital São Salvador em Além Paraíba.

O Barão do Paraná era irmão de Nicolau Neto Carneiro Leão, Barão de Santa Maria,de Maria Henriqueta Carneiro Leão, que se casou com Jerônimo José Teixeira Júnior, Visconde do Cruzeiro e Maria Emília Carneiro Leão, que se casou com Constantino Pereira de Barros, Barão de São João do Icaraí.

Seus conhecimentos científicos lhe proporcionaram várias contribuições no campo genético, desenvolveu a raça de gado zebuíno e podemos citar que foi um dos pioneiros no cruzamento industrial.

Em suas raras aparições em Além Paraíba eram espetaculares, de hábitos extravagantes, chamava a atenção quando atrelava em suas carruagens uma ajaezada parelha de zebróides, cruzamento de zebra com cavalo, que lhe rendeu uma medalha de honra ao mérito na Europa.

O Barão administrou a Fazenda do Lordello até morrer em 15 de março de 1916, a propriedade passou, em sistema de usufruto, para sua esposa, Zeferina Marcondes Carneiro Leão. O casal não tendo filhos, desde então, a fazenda passou por vários proprietários.

Fonte: http://alemparaibahistoria.blogspot.com.br/2010/10/henrique-hermeto-carneiro-leao-barao-do.html

view all

Henrique Hermeto Carneiro Leão, barão de Paraná's Timeline

1847
November 22, 1847
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1916
March 16, 1916
Age 68
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????