Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-de Rohan, visconde de Beaurepaire-Rohan

public profile

Is your surname de Beaurepaire-de Rohan?

Research the de Beaurepaire-de Rohan family

Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-de Rohan, visconde de Beaurepaire-Rohan's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-de Rohan, visconde de Beaurepaire-Rohan

Birthdate:
Birthplace: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Jacques Antoine Marc de Beaurepaire, comte de Beaurepaire and Maria Margarida Skeys de Rohan
Husband of Guilhermina Muller de Campos
Brother of Amadée Amable de Beaurepaire-de Rohan; Louis Jean de Beaurepaire-de Rohan; Amadée Frédéric de Beaurepaire-de Rohan; Elisa Françoise de Beaurepaire Rohan and Élisa Muller de Beaurepaire Rohan

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-de Rohan, visconde de Beaurepaire-Rohan

(1)Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-Rohan, primeiro e único visconde com grandeza de Beaurepaire-Rohan, (Niterói, 12 de maio de 1812 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 1894) foi um nobre, militar e político brasileiro. Foi filiado ao Partido Liberal.

Filho de Jaques Antônio Marcos de Beaurepaire, conde de Beaurepaire, e da anglo-portuguesa Maria Margarida Skeis de Rohan, filha de cônsul inglês que serviu no Rio de Janeiro. Seu pai foi marechal-de-campo do exército francês perseguido por Napoleão Bonaparte, tendo-se refugiado em Portugal e acompanhado D. João VI de Portugal quando da vinda da corte para o Brasil; prestou relevantes serviços à coroa portuguesa.

Henrique Pedro assentou praça no exército aos 7 anos de idade e já em 1829 era segundo-tenente de artilharia. Passou para a arma de engenharia em 1837, onde atingiu o posto de marechal-de-campo, em 1874 e tenente-general, em 1880. Já na República, chegou à patente de marechal de exército, em 1890.

Em 1885 era Conselheiro de guerra, comandante geral do corpo do Estado-maior de 2a classe e membro da comissão de promoções do exército.

Foi vice-presidente da província do Paraná, de 27 de julho de 1855 a 1 de março de 1856. Foi presidente das províncias do Pará, de 29 de maio de 1856 a 26 de outubro de 1857, e da Paraíba, nomeado por carta imperial de 3 de setembro de 1857, de 9 de dezembro de 1857 a 4 de junho de 1859. Foi ministro da guerra, nomeado em 1864.

Bacharel em física e matemática, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional.

Recebeu o título, com as honras de grandeza, por decreto de 13 de junho de 1888. Gentil-homem da Imperial Câmara, foi grã-cruz da Imperial Ordem de Avis, dignitário da Imperial Ordem da Rosa e comendador da Imperial Ordem de Cristo. Escreveu a Corografia da Província da Paraíba do Norte, publicada na Revista do Instituto Histórico da Paraíba, em 1911.

Fonte: WP

(2)Henrique Pedro Carlos de BEAUREPAIRE ROHAN nasceu no dia 12 de maio de 1812, em Niterói, Rio de Janeiro, filho de Jacques Antoine Marc de Beaurepaire Rohan e D. Margarida Skeys de Rohan; casou-se em São Paulo com a viúva Guilhermina das Chagas, nascendo dessa união uma filha, Elisa. Faleceu em 10 de setembro de 1894. Recebeu os primeiros ensinamentos do seu pai, o conde de Beaurepaire, humanista, de formação européia, que decidiu que ele mesmo orientaria os estudos do filho. Aos sete anos, B. Rohan foi nomeado Cadete pelo Imperador D. Pedro II, em reconhecimento aos serviços prestador por seu pai à Corte. Mais tarde, quando o conde de Beaurepaire assumiu o comando das armas do Estado do Piauí, B. Rohan foi designado seu secretário e autorizado a acompanhá-lo na viagem. Em 1832, ingressou na Academia Militar, sendo logo promovido a 1º. Tenente e depois a Capitão. Em 1837, entrou no Corpo de Engenheiros e em 1843 era diretor de obras municipais do Rio de Janeiro, realizando nesta cidade um excelente trabalho de urbanização. Depois de ter governado as províncias do Pará e do Paraná, Beaurepaire Rohan foi designado Presidente da Província da Paraíba, tendo assumido o cargo no dia 9 de dezembro de 1857. O seu governo foi marcado pela constante preocupação com a economia do Estado, a urbanização da cidade, a educação e saúde da população. Homem culto, inteligente, com vasta experiência de comando, não sendo político agia como um diplomata, arrefecendo os ânimos daqueles que, de alguma forma pretendessem obstacular os seus propósitos e, assim, fez uma administração profícua, sendo considerado o presidente mais inteligente que a Paraíba teve no período imperial. No seu governo foram abertas estradas no interior, distribuiu arados e sementes com os agricultores, estimulou a cultura do trigo em alguns municípios, introduzindo também o plantio do café no Estado. Na capital, disciplinou a abertura das ruas, fazendo a planta da cidade; fundou a Biblioteca Pública e o Jardim Botânico; criou o Cais do Varadouro e o Matadouro Público e para “evitar que as moças tivessem o seu horizonte limitado ao oratório, sala de jantar e cozinha” fundou o Colégio das Neves, 1º educandário destinado às moças da capital; pensando no futuro dos rapazes, criou as escolas industriais. Beaurepaire Rohan deixou o governo da Paraíba em 1859. Em 1864, foi nomeado Comendador da Ordem da Rosa e promovido a Brigadeiro; foi ainda Ministro da Guerra e Visconde. Como escritor, deixou várias obras. Escreveu sobre os índios e sobre as secas do Nordeste. São de sua autoria: Vocábulos Brasileiros, 1889; Biografia do Conde de Beaurepaire Rohan, 1899; Conquista, catequese e civilização dos selvagens do Brasil; Corografia da Província da Paraíba, 1911.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Almanaque do Estado da Paraíba, nº. 16, ano 8. BURITY, Glauce Navarro. Discurso de posse no IHGP. GÓES, Raul de. Beaurepaire Rohan (Uma figura do II Império). A União Editora, João Pessoa, 1938.

Fonte:http://ihgp.net/memorial5.htm

view all

Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-de Rohan, visconde de Beaurepaire-Rohan's Timeline

1812
May 12, 1812
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
1894
July 19, 1894
Age 82
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????