Is your surname Sodré?

Research the Sodré family

Isabel Sodré's Geni Profile

Records for Isabel Sodré

12,244 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Isabel Sodré

Obras bem recentes mantêm este erro, porém já nada o justifica depois da Academia Portuguesa de História haver publicado, em 1990, a matrícula de ordens da diocese de Évora (1480-1483), pela qual Isaías da Rosa Pereira prova que Vicente Sodré (irmão mais novo de Isabel Sodré) é filho de João Sodré e de Isabel Serrã. (feminino de Serrão). Assim, é este casal que deve ser considerado sendo o dos avós maternos de Vasco da Gama, o qual recebeu a primeira tonsura juntamente com o seu tio Vicente, em Sines, a 5 de Novembro de 1480, seu meio-irmão Vasco, e irmãos inteiros Paulo, João e Pedro.

A matrícula mencionada demonstra cabalmente que Vasco da Gama era filho terceiro do casal Estêvão Gama e Isabel Sodré e que foram seus irmãos mais velhos outro do mesmo nome (meio-irmão, filho ilegítimo de mãe solteira de nome desconhecido, quando Estêvão ainda era solteiro), Paulo da Gama e João Sodré (espelhando a tradição de dar a um filho o nome do avô materno) e irmão mais novo Pedro da Gama. Embora não referidos na matrícula de ordens, também foram seus irmãos mais novos Aires da Gama e Teresa da Gama.

Esta descoberta é prenhe de consequências genealógicas, e é este filão que me proponho explorar, ligando o Conde-Almirante aos Sodrés do século XV e primeira metade do século XVI, e estes entre si, sem recorrer a genealogias manuscritas, excepto quanto estas mencionam e permitem alcançar documentação histórica válida. (http://sodre.blogs.sapo.pt/1833.html).