Is your surname de Borba?

Research the de Borba family

Isabel de Borba's Geni Profile

Records for Isabel de Borba

18,228 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Isabel de Borba

Also Known As: "Maria de Borba (outra)"
Birthdate:
Death: (Date and location unknown)
Immediate Family:

Daughter of João de Borba Gato and Sebastiana Rodrigues Pais
Wife of Manoel Rodrigues Gois
Sister of Manuel de Borba Gato; Maria de Borba; Suzana Rodrigues de Borba; Paulina de Borba and Ana de Borba

Managed by: Lúcia Pilla, in a trip until Ap...
Last Updated:

About Isabel de Borba

§ 6º

Maria de Borba (outra)ou Isabel de Borba


Existiu em Santo Amaro uma Maria de Borba casada com Manoel Rodrigues Gois que Silva Leme, seguindo Pedro Taques, arrolou como sendo filha de João de Borba e Sebastiana Rodrigues em vez da § 2 acima. (Silva Leme GP IV, aí a geração). Manoel, filho de outro e Ines Domingues, foi batizado como Domingos, como se vê no inventário de seu pai, neste site, SAESP não publicadose família “Clemente Alvares” Cap. 3º. Esta segunda Maria não deve ser confundida com sua irmã (ou meio irmã) do § 2.

Se legitima seria a Isabel, que depois da morte da irmã trocou de nome, ficando registrada nos livros paroquiais como Maria de Borba.

Foram moradores em Santo Amaro onde batizaram vários filhos entre 1688 e 1698. Segundo Diogo de Vasconcelos in História Antiga das Minas Gerais, vol 1, Manoel Rodrigues Góis e Maria de Borba, cunhado e irmã do General do Mato, foram fundadores e moradores em Caeté-MG. Certo é que ambos voltaram para Santo Amaro onde Manoel Rodrigues Gois faleceu em 1734 e Maria em 1743. Santo Amaro óbitos - 12-10-1734; Manoel Rodrigues Gois filho legitimo de Manoel Rodrigues e sua mulher Ines domingues, casado com Maria de Borba, com testamento. Testamenteiros: seus genros Antonio da Silva e Bento Rodrigues.


Santo Amaro óbitos - 30-10-1743; Maria de Borba, viuva de Mel Rodrigues Góis, de idade de 70 e tantos anos. Foi sepultada na Capela de S Bernardo encomendada por frei Fco da Vitória, monge de S Bento.

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/BorbaGato.htm