Isabel de Portugal, condessa de Gijon e Noronha (1364 - c.1395) MP

‹ Back to de Portugal surname

Is your surname de Portugal?

Research the de Portugal family

Isabel de Portugal, condesa de Gijón y Noroña's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicknames: "Isabelle de Bourgogne"
Death: Died in Marans, Poitou-Charentes, France
Occupation: Senhora de Viseu, Princess of Portugal
Managed by: Adriana Magalhães Almeida
Last Updated:

About Isabel de Portugal, condessa de Gijon e Noronha

Wikipédia, a enciclopédia livre BR, EN, ES, PT, SK:

D. Isabel de Portugal (1364 — Marans, França, 4 de Abril de 1435) foi uma nobre portuguesa, 2ª Senhora de Viseu, de juro e herdade, e ainda das vilas de Celorico da Beira, Linhares e Algodres.

Filha natural de Dom Fernando I de Portugal. Teve o seu casamento contratado com Afonso Telo de Meneses, 5.º Conde de Barcelos, primo da Rainha D. Leonor Teles, mas este morreu jovem, e D. Isabel acabaria por casar com D. Afonso, conde de Gijon e de Noronha[1]. Os esponsórios efectuaram-se em Abril[2], logo após[3] o tratado de aliança e paz estabelecido entre os Reis D. Henrique II de Castela e D. Fernando I de Portugal, na cidade de Santarém, a 19 de Março de 1373[4]. Cidade esta onde D. Isabel e seu noivo foram recebidos (esposados) por palavras de presente pelo Cardeal de Bolonha. O rei D. Fernando deu de dote a sua filha a Cidade de Viseu e as vilas de Celorico, Linhares e Algodres, com todos os seus termos de juro e herdade, como consta duma Carta de Doação feita na cidade de Santarém em 2 de Outubro de 1377[5].

Atingindo D. Isabel a idade núbil, as bodas foram então realizadas na cidade de Burgos em Novembro de 1375[6] com o dito Afonso, conde de Gijón e Noronha, de quem teve[7]:

1.D. Pedro de Noronha, arcebispo de Lisboa;

2.D. Fernando de Noronha, 2.º conde de Vila Real, pelo seu casamento com D. Brites de Meneses;

3.D. Constança de Noronha, que foi a 2.ª mulher de D. Afonso, 1.º duque de Bragança;

4.D. Sancho de Noronha, 1.º conde de Odemira, que casou com Mécia de Sousa, 4ª senhora de Mortágua;

5.D. Henrique de Noronha, capitão de gente de guerra na tomada de Ceuta;

6.D. João de Noronha.

Deste casamento, surgiu o ramo familiar de Noronha.

-------------------- http://en.wikipedia.org/wiki/Isabel_of_Portugal,_Countess_of_Gij%C3%B3n_and_Noro%C3%B1a -------------------- Wikipédia, a enciclopédia livre: BR, EN, ES, PT, SK

Português, da Wikipédia (PT):

D. Isabel de Portugal (1364 — Marans, França, 4 de Abril de 1435) foi uma nobre portuguesa, 2ª Senhora de Viseu, de juro e herdade, e ainda das vilas de Celorico da Beira, Linhares e Algodres.

OBSERVAÇÕES sobre a origem materna:

A identidade da mãe de D. Isabel, omitida pelos linhagistas, é deduzida por Luiz de Mello Vaz de São Payo num artigo publicado em 2007 na Revista de Estudos Transmontanos e Durienses, nº 13 num artigo intitulado "Escandaloso incesto na corte portuguesa do século XIV".

A respeito desta relação entre irmãos, aí se transcreve do cronista Fernão Lopes este trecho: "D. Fernando... mançebo e ledo e homem de prol, tragia sua irmã Dona Beatriz, filha que fora de Dona Enes, e del Rei Dom Pedro seu padre, gram casa de donas e de donzellas filhas dallgo e de linhagem; por que hi nom avia Rainha nem outra Iffante por entonçe, a cuja merçee se ouvessem dacostar; e por afeiçom muito continuada, veo nasçer em elle tal deseio de a aver por molher, que determinou em sua voomtade de casar com ella, cousa que ataa quel tempo semelhante nom fora vista. Que compre de dizer mais sobresto, proposto dever despensaçom para casarem ambos, eram os jogos e fallas entrelles tam a meude, mesturados com beijos e abraços, e outros desanfadamentos de semelhante preço que fazia a alguuns teer desonesta suspeita da sua virgijmdade seer por elle mingoada".

Español, Wikipedia (ES):

Isabel de Portugal (1364 – 1435) fue una hija natural del rey Fernando I de Portugal, titulada segunda señora de Viseu, Celorico da Beira, Linhares y Algodres.

view all 11

Isabel de Portugal, condesa de Gijón y Noroña's Timeline

1364
1364
1378
1378
Age 14
Burgos, Castela, Espanha
1379
1379
Age 15
Gijón, Asturias, Spain
1380
1380
Age 16
1382
1382
Age 18
Portugal
1390
1390
Age 26
1395
1395
Age 31
1395
Age 31
Marans, Poitou-Charentes, France
????
????
Portugal