Jacques Felix, o Moço (b. - c.1716)

‹ Back to Felix surname

5

Matches

0 0 5
Adds birth date, more complete death date and child(ren).

View Jacques Felix, o Moço's complete profile:

  • See if you are related to Jacques Felix, o Moço
  • Request to view Jacques Felix, o Moço's family tree

Share

Related Projects

Death: Died in Taubaté, São Paulo, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Jacques Felix, o Moço

Capitão Jaques Félix o Moço. Inventariado em Taubaté em 1716. Silva Leme estuda sua famíia na «Genealogia Paulistana», pág. 463, cap. 3º Vol.V e pág. 66, Vol. VII

Filho de Jaques Félix e de Francisca Morzilho, filha de outro sertanista, João Morzilho. Foi sertanista como o pai.

Em 1646 Duarte Correia Vasqueanes, em cumprimento a ordens do Rei, encarregou-o de penetrar no sertão de Guaratinguetá («sertão dos pássaros brancos») em busca de minas.

O Capitão transpôs a serra da Mantiqueira pela Garganta do Embaú e perlustrou o planalto até o rio Verde. Estava assim descoberta a passagem da serra pelo Embaú (Cruzeiro hoje), franquada aos aventureiros.

Começam os índios cataguá a temer maiores incômodos, tendo a mais notícia de como Jaques reduzia os índios do Paraiba. Resolvem então se concentrar nas matas a oeste do rio Grande, recuando seus domínios para as regiões do Pium-i e Tamanduá, de onde cessaram suas correrias quando Lourenço Castanho Taques os foi debelar; a entrada do sertão ficou livre, os aventureiros começam a subir até o rio das Velhas e as cabeceiras do rio Doce.

Foi o primeiro sertanista a combater os índios da vertente oposta da Mantiqueira e explorar o vale do rio Paraiba com provisões dos capitães-mores de Itanhaém, Francisco da Rocha (em 20 de janeiro de 1636) e Vasco da Mota (provisão de 30 de junho de 1639).

Casou com Páscoa Lobo.

Fonte: WP

view all

Jacques Felix, o Moço's Timeline